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Marketing no Facebook potencializa negócios no e-commerce


A explosão das mídias sociais e as possibilidades de negócios que ela traz são hoje grande foco de atenção dos empresários e empreendedores. Se bem utilizadas, as ferramentas de marketing do Facebook podem alavancar negócios em lojas virtuais. Mas para utilizar bem as mídias sociais, é importante primeiro entendê-la do ponto de vista de negócios. As redes sociais são o que chamamos de Canais de Relacionamento e, embora possam gerar vendas, não são canais de vendas. Isso em termos práticos indica que a sua forma de usar este canal precisa ser diferente da forma pela qual você faz um anúncio em um canal de vendas.
O “tom” da conversa/campanha de mídias sociais é fundamental para o sucesso do negócio. Este “tom” precisa ser mais parecido com aquele que você usaria se fosse a um encontro com o seu consumidor. As ações de marketing nas redes sociais por sua vez precisam incorporar este “tom” além de serem criativas e visualmente bem trabalhadas. Não há receita pronta de bolo, o seu marketing depende do seu público e do seu negócio. Cada loja virtual apresenta características tão específicas que as ações de marketing devem ser adequadas a cada uma.
No entanto, hoje em dia, não dá para não estar nas redes sociais. Por isso, uma boa forma de começar a promover o seu e-commerce no Facebook é abrir uma Fanpage e desenvolver um projeto editorial que possa fidelizar o seu consumidor. A Fanpage possibilita a construção de um mailing de pessoas interessadas no seu produto/serviço. Depois, usando a sua página, o ideal é fazer seu marketing com inovação e interação, lembrando que não adianta fazer uma ação única, é preciso que sua página seja ativada continuamente, para que possa aumentar o número de fãs e, consequentemente, a visibilidade de suas ações. O Facebook oferece boas ferramentas para um trabalho de relacionamento e foca no desenvolvimento de soluções que tragam mais resultados de negócios para as empresas.
Um bom exemplo disso, são as ferramentas de marketing anunciadas durante a Facebook Marketing Conference no início de março. As novas ferramentas prometem aumentar negócios corporativos. Estamos falando da Linha do Tempo, que melhora a visualização de eventos, aplicativos e fotos, do Gerador de Alcance, que potencializa o alcance aos fãs, e do Facebook Premium, ferramenta para proporcionar mais engajamento e melhor fixação de patrocínios feitos nas barras do canto direito do que anteriormente.
Para quem já possui Fanpage, a Linha do Tempo é uma mudança obrigatória até o dia 30 de março. A empresa deve alterar sua página, caso contrário, o Facebook fará as mudanças automaticamente e, o resultado pode não estar de acordo com as necessidades do negócio. Por isso, se já tem uma Fanpage, aqui estão algumas sugestões. O layout da Linha do Tempo inclui a foto de capa, com uma foto menor (ou logo) no canto inferior esquerdo. A foto de capa é um espaço para expressar a identidade da marca, não um local para divulga r contato ou informações de compra. A barra de Linha do Tempo corre pela parte direita da página. Fotos, eventos e aplicativos serão mais facilmente encontrados logo abaixo da foto de capa.
Já o Gerador de Alcance é uma ferramenta que vai interessar mais aos anunciantes da rede, ou seja, para o marketing de mídias sociais. Segundo o Facebook, garante o alcance 75% dos seus fãs todos os meses e aproximadamente 50% deles toda semana. De acordo com a equipe, normalmente, um post de uma marca só alcança 16% dos fãs. Com esta ferramenta, os fãs passam a ver uma mensagem como uma história patrocinada do lado direito de sua página, em seus históricos recentes em desktop ou plataformas móveis.
A terceira novidade é o Facebook Premium, que permite às marcas posicionarem anúncios patrocinados em locais impactantes. De acordo com o Facebook, os anúncios Premium e as histórias patrocinadas na barra do lado direito engajam 40% mais e fixam 80% mais do que as opções antigas. Para alguém que não está conectado à marca, a história aparecerá como um anúncio na home page. Para um fã da página, a história aparecerá como uma história patrocinada no canto direito e pode também aparecer nas histórias recentes. Para os fãs, além de aparecer nas histórias recentes e na barra do canto direito, o anúncio também pode aparecer no log-out.
Todos estes novos mecanismos já estão disponíveis no Facebook e podem beneficiar os empresários que usam as redes sociais para alavancar seu comércio eletrônico. Se tiver em mente que o objetivo das mídias sociais é disseminar conteúdo e realizar o compartilhamento de opiniões, ideias, experiências e perspectivas, está no caminho certo para criar uma campanhas de sucesso nas mídias sociais.
Thiago Sarraf, é CEO da Pukis, agência digital especializada em e-commerce com foco em resultados e líder da área de e-commerce da Associação Paulista das Agências Digitais.
Link da matéria: http://idgnow.uol.com.br/blog/plural/2012/03/28/marketing-no-facebook-potencializa-negocios-no-e-commerce/