Tudo que se vai realizar em uma empresa precisa de planejamento, e a atividade dentro de mídias sociais não foge a regra, veja abaixo o esquema que montei para que este planejamento seja completo e eficiente:
OBJETIVOS GERAIS:
Qual é o seu objetivo maior?
a) Criar uma presença forte nas mídias sociais?
b) Aumentar a presença atual nas mídias sociais?
c) Criar uma campanha pontual para apoiar um novo produto ou serviço?
d) Outras, descreva:
A ESCOLHA DOS CANAIS:
As Redes Sociais que gozam de maior notoriedade hoje são, de longe o Facebook, o Twitter e o Pinterest. Mas existem outras formas de estar nas “Redes Sociais” igualmente importantes:
Blog – Uma forma de gerar conteúdos novos, promover a marca e manter o relacionamento com consumidores atuais e futuros.
YouTube – Se surge um produto novo, porque não criar um video curto e fazer upload dele para um Canal YouTube dedicado à marca e partilhá-lo nos seus Blogs, feeds de Twitter e contas Facebook?
LinkedIn – O LinkedIn é uma rede especializada onde pode ser pertinente a partilha de conteúdos, ainda mais se for uma marca B2B.
Foursquare – Os conteúdos Geo-localizados estão na ordem do dia e o Foursquare pode ser usado para captar potênciais-clientes em todo o Mundo, no terreno. Como todas as outras Redes Sociais pode e deve ser utilizado em conjunto com o Facebook, Twitter e outras Redes Sociais. Se for dar uma palestra ou cursos externos, peça para que os presentes façam check-in.
Estes são apenas alguns exemplos de “Redes Sociais”, existem muitas outras como: o Groupon, o Flickr ou o Tumblr.
É determinante saber quais as plataformas podemos utilizar para estreitar as relações, quais as que melhor se adequam ao modelo de negócio.
Social Media Governance
Escolha quem será o time responsável por gerenciar estes canais e quais relatórios eles devem entregar, esse time pode ser interno ou uma agência contratada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Promover a sua empresa/marca ou o seu produto/serviço?
• Interagir com os clientes a fim de os levar a um estabelecimento físico e gerar negócio?
• Fortalecer a sua marca?
• Expandir os canais de Serviço ao Cliente?
• Lançamento de ofertas especiais ou Programas de Fidelização?
• Descreva outros itens que achar importante
LOOK & FEEL:
Antes de desenhar o rascunho da campanha pense como deseja que a sua audiência “sinta” a sua presença web?
• Leve e original?
• Institucional e comercial?
• Lúdica?
• Educativa?
• Irreverente?
• Outras?
BUDGET:
Defina o valor que será utilizado para cada canal de acordo com a prioridade e importancia dos mesmos.
Depois disso você terá condições de criar o rascunho da campanha nos canais escolhidos e ir aprimorando até chegar ao modelo ideal, boa sorte.