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Segmentação: você sabe quem é o seu público e como ele está dividido?

Parece ser algo muito simples, mas saber quem é seu público e segmentá-lo da forma correta requer habilidade e atenção. Esse é nosso tema do blog de hoje: quem é seu público?

Quem são essas pessoas com quem você vai se comunicar? O que você sabe sobre elas? O que elas sabem sobre você ou o assunto abordado? Ao se preparar para ser ouvido, faça algumas perguntas simples sobre quem é o seu público. Depois de conhecer mais sobre essas pessoas, será mais fácil encontrar formas de motivá-las a ouvir e prestar atenção em seu discurso.
Definindo um perfil
Ao avaliar uma plateia, procure os aspectos comuns ao grupo. Por exemplo, qual é a idade média das pessoas? Avalie se elas estão familiarizadas com os conceitos que você pretende apresentar e identifique algum tipo de experiência de vida que possa ser comum. Em seguida, pense no nível de escolaridade do público, um fator que exerce influência significativa sobre o conteúdo da palestra ou do texto, inclusive para a adequação dos temas centrais e do vocabulário adotado. As crenças pessoais do público-alvo também são um fator crucial a ser levado em conta ao planejar o que você vai dizer. São pessoas mais conservadoras? Têm uma postura política definida? Estão comprometidas com um determinado ponto de vista religioso ou social?
Os aspectos culturais
Avalie a região de origem, mas não exagere no valor desse dado. Essa informação pode ser útil para identificar as principais preocupações dos integrantes de um grupo específico, mas é sempre importante estar atento para não estereotipar as opiniões. A sensibilidade para as questões regionais e os estilos de linguagem deve ser um elemento constante na hora de preparar um discurso.
O que observar
Para alguns tipos de comunicação, faz diferença saber sobre a situação econômica e os estilo de vida do público. Se for o caso, tente se informar ao máximo sobre:
  • Ocupação: o modo de ganhar a vida revela sobre a formação educacional e as rotinas diárias, assim como motivações e interesses das pessoas;
  • Renda: saber qual é a renda média de um público pode dar ideias sobre suas principais preocupações.  Em um grupo de renda mais baixa é maior a identificação com as necessidades mais básicas, como alimentação e moradia;
  • Posição socioeconômica: descreve a localização do público no espectro social e econômico. Em geral está associado a outros fatores, como renda, escolaridade, ocupação, local onde mora, amigos e familiares.
Saiba com quem fala, pois é muito difícil rotular uma plateia, sobretudo quando se trabalha contra o relógio. Certifique-se de ter reunido todas as informações disponíveis sobre o seu público e use referências que façam sentido para esse grupo.
Você sabe quem é seu público?
Fonte:  http://midiaria.wordpress.com