Com um faturamento de R$ 600 milhões alcançado em 2011, a brasileira Netshoes - loja virtual especializada em artigos esportivos - aproveita o bom momento do comércio eletrônico (e-commerce) no Brasil. Com a aposta de manter o incremento de 50% de suas operações neste ano, a maior loja virtual da América Latina, passou a ter operações na Argentina e no México no final do ano passado, após o aporte financeiro do fundo de investimentos norte-americano Tiger Global, que incrementou os ganhos em R$ 200 milhões na comparação com o mesmo período de 2010.
"A Netshoes não se vê só como e-commerce. Ela presta um serviço para seus clientes e busca oferecer sempre a melhor experiência de compra. A empresa aprimora constantemente sua logística e disponibiliza várias ferramentas, como o Power Reviews, que são as opiniões de outros clientes sobre produtos que adquiriram, além de uma troca gratuita do produto", diz. Vestuário on-lineAs vendas de produtos do segmento de vestuário pela Internet têm apresentado saltos interessantes no Brasil. Mariana Medeiros, CEO da OQVestir, afirma que o segmento tem tudo para crescer e se tornar um serviço a mais para os consumidores brasileiros, a exemplo do que acontece nos Estados Unidos e na Europa, onde é comum adquirir peças de vestuário, calçados, joias e acessórios através de sites de compras. "Estamos no mercado de e-commerce de moda há menos de 3 anos e temos nos surpreendido com o segmento. Está em constante expansão, já ocupa o 6º lugar entre os itens mais comprados pela Internet. Hoje temos um estoque de 4 mil peças de um rol de 70 marcas das mais badaladas do mundo fashion.
Temos a expectativa de faturar de 3 a 4 vezes mais ao ano", analisa ela. Para Isabel Humberg, diretora-comercial da OQVestir, vale lembrar que em 2011, a empresa recebeu dois aportes de investidores, o que ajudou a ampliar estoque, fazer campanhas de marketing, entre outras ações. "Tivemos um faturamento 7 vezes maior que em 2010, o que nos deixa confiantes para seguir com as metas. Para o início de 2012, ampliaremos o serviço de forma estruturada. O fato de termos um estoque próprio adiciona agilidade ao atendimento. A medida que temos a confirmação de venda do produto, ele já é devidamente embalado e pode ser entregue. Dessa forma, conseguimos entregar na Grande São Paulo em 24 horas, Sul e Sudeste em 3 dias e demais regiões do País em 5 dias", finaliza Isabel. MercadoA venda de calçados, incluída na categoria "Moda & Acessórios" na concepção da consultoria e-bit, especializada no segmento, e ganha cada vez mais importância dentro do e-commerce, ao corresponder, atualmente, a cerca de 7% do volume de pedidos no Brasil. De acordo com Cris Rother, diretora da e-bit, a tendência é que nos próximos anos essa categoria ocupe um lugar entre as cinco mais vendidas.
"A entrada de grandes players no mercado, como, por exemplo, a Dafiti, também é responsável pelo aumento das vendas. Os clubes de compra também contribuem levando as grandes marcas até pessoas que não tem tempo para comprar ou não têm lojas físicas dessas marcas onde moram. A participação cada vez mais forte das mulheres no e-commerce também justifica esse aumento, atualmente, o público feminino corresponde a 49% dos e-consumidores. As datas sazonais são as que mais contribuem para o aumento das vendas, com especial atenção ao Natal, a principal data sazonal para o e-commerce", afirmou ela.Segundo a executiva, é possível dizer que durante o período do Natal do ano passado, a categoria "Moda & Acessórios" se consolidou de vez entre as mais vendidas, ficando em quarto lugar no ranking. "O problema antes era a falta de padronagem e o fato de os consumidores estarem acostumados a tocar as peças antes de comprar. As lojas começaram a trabalhar essas questões e os e-consumidores se sentem cada vez mais seguros para adquirir esses produtos via Internet. Isso explica o crescimento da categoria."