Compartilhe!

Home , � Resumo – Palestra do Conrado Adolpho – 8 Ps do Marketing Digital

Resumo – Palestra do Conrado Adolpho – 8 Ps do Marketing Digital


Conrado Adolpho iniciou sua palestra perguntando: Até onde você iria se não houvesse limites?
A internet não é apenas um meio, é uma ferramenta do meio e um espaço de encontro. As possibilidades de criação são enormes e as oportunidades de negócio para os mais diferentes targets estão em todos os lugares. Então, até onde você consegue ir, pensando em Marketing Digital?
Muitos falam que a web é um mercado novo, que ainda se tem muito a aprender a respeito. Isso é verdade. Mas, como disse Peter Drucker, “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.” É possível construir um futuro melhor através da internet. Mas para isso é preciso conhecer as ferramentas disponíveis e a forma que o seu público se comporta na web. Afinal, na internet se acende apenas um estopim, pois quem vende o seu produto é próprio público, que cria conteúdo virtual todos os dias.
Esses estopins podem ser chamados de LEADS, conteúdo da próprio de uma organização ou produto, que deverá ser interessante o suficiente para chamar a atenção do target e até convidá-lo a falar mais sobre o assunto, esse público se torna o seu vendedor, o seu lead.  Então, como gerar leads qualificados?
Na internet, as pessoas não compram produtos, compram informações. E para isso, elas buscam. Então, o básico, é que o site da sua empresa seja encontrado  com as palavras-chave certas nos buscadores.
Um case interessante, neste sentido, é da Breeshow, uma loja de fantasias que, apesar de só atender a São Paulo, é a primeira citada nas mais diversas buscas do Google.
Com a Keyboard Tool do Google é possível observer as buscas das palavras e como anda a concorrência.
Ou ferramenta do Google que ajuda bastante a descobrir demandas de mercado, para assim poder adaptar produtos e fazer escolhas é o Google Insights.
Ele mostra as tendências de busca de acordo com regiões, categorias, períodos e propriedades específicas.
Mas não basta apenas ter estes dados, também é preciso interpretá-los de acordo com cada contexto. Reinventar o próprio Marketing.
É preciso lembrar que o consumidor mudou, ele não aguarda mais as informações chegarem até ele. Agora ele busca por posicionamentos e opiniões das marcas que consomem.
E não dá pra falar sobre o novo tipo de consumidor sem mencionar o case da Arezzo.
Indo em contrapartida a todo o movimento do consumo ecologicamente correto, lançou uma coleção completa de peças feitas de pele de animais. O que causou uma verdadeira revolta virtual, que gerou até apedrajamento das lojas.
Ouvir o consumidor é sempre primordial. E agora que tudo está conectado e as chances de espalhar informação é muito mais rápida, mantenha os olhos abertos.
O local virtual influência o real, e vice-versa. Quando pensar em campanhas offline, pense em como elas podem repercutir na web. A estratégia deve gerar leads a partir do alto grau de atividade do consumidor.
Vale lembrar: Só existe um marketing, as ferramentas é que são digitais. O mercado é um só. Ainda é tudo realmente muito novo, imaturo, há poucas coisas realmente definidas. Então aproveite e defina você mesmo a melhor estratégia.
Mas uma prova que a presença na Web faz toda a diferença, é o case Net Shoes X Centauro: Conrado contou sobre uma reunião de negócios em que o diretor da Centauro foi informado que a Net Shoes seria a maior vendedora da Nike no país. Ele não teria aceitado esta informação, já que a Net Shoes só atua na internet, e foi buscar uma resposta da própria Nike, que confirmou a informação. Só aí, a Centauro entendeu a importância da presença virtual.
Esta é uma economia de competição, e isso influência na decisão de compra. O consumidor compara marcas.
Invista e valorize a reputação da marca. Facilite a vida do seu consumidor. Neste mundo, só cresce quem ajuda. Agregar valor é muito importante.
Missão crítica
Sites não são cartões de visita. Devem ser objetivos. Então identifique a missão crítica do site.
Um exemplo de site objetivo muito interessante é o da Nike. Através de perguntas, consegue identificar exatamente o que o cliente está buscando e lhe apresentar a melhor solução.
Trabalhe em cima do tráfego que vai gerar e principalmente na taxa de conversão, ou seja, quantas pessoas que acessaram foram até o real objetivo do site.
Veja também como melhorar as buscas, através de técnicas SEO, para poder gerar ainda mais leads. O ideal, é que se consiga, no mínimo, formular um mailing próprio.
Um exemplo, é o site da Real, uma corretora imobiliária.
A missão crítica dele é do “consultor online”. Então a maioria dos caminhos levam até ele.
Nesta imagem, mostra um homem representando este consultor online, mas até decidirem a imagem foram feitos vários testes, os chamados teste A/B. Onde se compara as opções existentes diretamente na prática e analisa qual dela obteve mais adesão. O Google possui ferramentas que ajudam bastante nesses testes.
Então decida essas coisas junto com o consumidor, fica mais fácil de conseguir agradá-lo.
8 Ps do Marketing Digital
1-      Pesquisa: Entenda um pouco mais sobre SEO e SEM. Esse artigo, e esse ajudam bastante, também indicamos esse livro.
2-      Projeto: Planejar é importantíssimo, quanto mais planejamento, menores as chances de refação.
3-      Produção: Sempre produza algo, conteúdo principalmente.
4-      Publicar: Publique suas produções.
5-      Promova: esteja junto ao público, na maior quantidade de canais que for possível.
6-      Propagar: Agora que o estopim já foi feito, deixe que as pessoas propaguem as mensagens.
7-      Personalize sua comunicação de acordo com cada público.
8-      Precisão.
Fique atento as oportunidades, quando sair uma matéria sobre o seu segmento de mercado na TV, você pode usar um link patrocinado e comentar sobre o assunto nas redes sociais. As pessoas tendem a buscar mais informações sobre aquilo que as interessa.
Case: farinha de banana
Saiu uma matéria informando que farinha de banana poderia ser esperança para diabéticos.
As buscas aumentaram bastante.
Depois, saiu outra matéria, mas dessa vez falando que a farinha teria efeitos emagrecedores.
As buscas tiveram um boom.
Então alguém aproveitou a oportunidade.
E o assunto foi parar nas redes sociais.
Dicas para aumentar a vendabilidade:
1-    Utilize números, pesquisas, infográficos. Contra números, não há argumentos;
2-    Tenha afinidade com seu público, fale sobre o que interessa a ele, dialogue;
3-    Para chamar atenção o discurso de escassez costuma funcionar, o “últimas unidades” e termos semelhantes desperta curiosidade;
4-    Tenha comprometimento com tudo que diz e se propôs a fazer, acompanhe todos os passos;
5-    Reciprocidade: agradeça às menções, demonstre que leu a opinião do target e se importou de verdade com ela;
6-    Prova Social: Deixe o público livre para falar, o consumidor confia muito mais em alguém semelhante a ele. Não esconda os depoimentos ruins, resolva e mostre que resolveu;
7-    Tenha autoridade no seu segmento de mercado.

Para aprender mais sobre o assunto, visite o blog do Conrado Adolpho.
aqui você encontra o link para o slide completo.