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Você já pensou em ter um F-commerce?


De forma simples e direta, F-commerce é um comércio eletrônico no Facebook. Portanto, é uma modalidade de comércio social, onde a maior característica é o estímulo de compra que o consumidor recebe ao interagir com outras pessoas com mesmo interesse ou experiência.
Podemos identificar essa tendência "social commerce" nas integrações de botões likeem produtos de e-commerce tradicionais, nas ações de compras coletivas em produtos selecionados e pop-up stores em páginas de redes sociais. O F-commerce é o modelo de Social Commerce que mais está se popularizando entre as marcas e os usuários. Muitas das grandes marcas, como LevisStarbucks e Magazine Luiza já estão atuando com sucesso neste novo e promissor modelo de negócio.
Uma das grandes vantagens deste investimento é a minimização dos esforços de levar seu público-alvo até seu site. Uma vez que a ação de compra é inserida na rede social do próprio usuário, as probabilidades de ele visualizar e adquirir os produtos são potencializadas.
Basta percebermos a seguinte situação comum às marcas na web hoje. Anos atrás elas criaram sites focados na venda de seus produtos. Para divulgá-los, até hoje dependem de ações de mídia online, tais como links patrocinados, banners e email marketing. Recentemente, também se viram motivadas a criar uma página para seus fãs no Facebook, a fim de manter relacionamento, atualização de notícias e promoções. Mas já sabemos que o hábito mais comum a maioria das pessoas é consumir as informações de suas marcas preferidas dentro do próprio Facebook, já que estão nele todos os dias.
Apenas um número restrito de pessoas que curtem a página de uma marca no Facebook, vão até seu site. Então, por que não trazer seu e-commerce para dentro do Facebook? Pode-se dizer que a marca terá mais um canal para suas vendas online, com oportunidades ainda maiores.
Para os usuários, é o conforto e a praticidade de comprar seus produtos sem sair da sua rede social. Para as marcas, além de aumentar as chances de venda, também existe um benefício econômico: sua promoção gratuita. Isso porque as pessoas podem comentar, curtir e compartilhar os produtos em seus murais - e com isso disseminar para sua rede, que recebe e presta atenção nas atualizações de seus amigos (ao contrário da publicidade tradicional, na maioria das vezes ignorada). Ou seja, a rede dos seus usuários é formada por pessoas com alto potencial para se tornarem novos consumidores da sua marca.
Além disso, as marcas podem explorar o mesmo ambiente para engajamento mais efetivo dos fãs e influenciadores, utilizando de ações inteligentes que façam com que essas pessoas sejam agentes de promoções e benefícios que atinjam o maior número de pessoas possível.
Deste modo, além de mais amigável -  por estar em um ambiente social que faz parte do dia-a-dia de seus consumidores -, uma marca também se torna relevante - pois utiliza-se de um contexto que já está criado para oferecer seus produtos e serviços de uma forma inovadora.
Então, que tal começar a considerar a criação de um F-commerce?

Cássia Colling

* Cássia Colling é gerente de Pesquisa e Planejamento RED
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