Um ano após o anúncio, o IBOPE lançou os serviços BuzzMetrics e Video Census no mercado brasileiro. As duas ferramentas vem complementar os serviços de painel, NetView; o serviço de alcance e freqüência para a web, WebRF; e o serviço de medição de campanhas, AdRelevance.
IBOPE Nielsen BuzzMetrics
Esta ferramenta de coleta de dados de mídias sociais, blogs e micro-blogs foi considerada na pesquisa da Forrester, “Forrester Wave: Listening Platforms, Q1/09″, como a principal plataforma mundial de coleta de dados.
Além da BuzzMetrics, foram consideradas na pesquisa: TNS Cymfony, Visible Technologies, Dow Jones Insight, J.D.Power & Associates, Biz360 e Radian6.
Um dos diferenciais da ferramenta é o robusto sistema de coleta de dados com mais de 4,5 milhões de blogs, 70 mil fóruns e mais de 50 milhões de comentários mês, que provê uma fonte riquíssima de possibilidades de análises.
Com isso as empresas terão acesso ao Monitoramento da Marca, Conexões da Marca, Relação com Clientes, Insight dos Clientes, Planejamento e Medição de Campanhas de Marca.
A ferramenta já conta com uma divisão por indústria, dando uma visão do posicionamento da empresa dentre seus concorrentes. As indústrias contempladas são: Automotiva, Tecnologia & Telecomunicações, Consumo, Farmacêutica, Varejo & Viagens, Mídia & Entretenimento, Serviços Financeiros e Agências.
IBOPE Video Census
Esta ferramenta foi desenhada para analisar o desempenho de vídeos, com métricas como tempo médio assistido e quais os conteúdos mais acessados. A análise da área de vídeos vem auxiliar a entender melhor este mercado que é um dos que mais cresce na medição do IBOPE NetView. A ferramenta necessita de um tageamento simples para que possa coletar os dados. Esses dados de videos serão integrados em um futuro próximo ao produto “Monitor Investimento”, que já vem contemplando o investimento em internet das empresas.
Outros produtos
No evento também foram anunciados outros produtos que serão lançados ainda neste ano e em 2011, como: Market Intelligence, nova versão do AdRelevance; nova interface do NetView; e os produtos eTail Report, Ecco Review e Ecco Social, voltados para o mercado de eCommerce.
Além destes, serão lançados os produtos SiteCensus, o Web Analytics da Nielsen OnLine, e o Mobile.
Além destes, serão lançados os produtos SiteCensus, o Web Analytics da Nielsen OnLine, e o Mobile.
A rede de produtos de pesquisas para a internet tem crescido cada vez mais, auxiliando o desenvolvimento do mercado, e com isso beneficiando a todos.
Até o próximo post!