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10 dicas para usar (bem) a fan page no Facebook

Se existe algo que pode ser complicado em estratégia social na internet é usar de forma produtiva sua página - a fan page - no Facebook. Principalmente porque essa ferramenta aparentemente simples esconde diversas funcionalidades, e a interação nesse universo pode levar a diversos resultados.
Resolvi então compilar algumas dicas que podem potencializar os resultados de suas ações. Mas, antes de sair listando boas práticas, devo avisar que nem todas vão funcionar exatamente como o indicado - às vezes, elas podem não surtir efeito nenhum. Uma seguidora nossa no Twitter, Melanie Cipolla (@melcipolla), sabiamente escreveu ao ler uma matéria minha sobre estratégia de vendas nas redes sociais: "Todo mundo tem receita, mas quero ver cozinhar". E acho que às vezes falar parece bem fácil mesmo. Mas, como todo bom prato, às vezes você precisa testar várias receitas até achar a perfeita.
Para tentarmos ajudar o máximo possível, conversei com Kumiko Hidaka, gerente global de comunicações do Facebook, e Flávio Horta, diretor da agência de marketing digital Digitalks. Confiram:
1) Essa dica é básica. Você já deve ter escutado umas centenas de vezes se está envolvido com o mundo das mídias sociais. Qualquer empresa pode se beneficiar ao ter uma página no Facebook, mas apenas se tiver em mente que essa estratégia demanda dedicação e atenção. "As empresas mais bem-sucedidas são aquelas que estão regularmente envolvidas com o site e seus fãs", afirma Kumiko.
2) Troque o nome da sua fan page assim que ela ultrapassar 25 fãs. No começo, sua página terá um link cheio de números e letras que não facilitará que você o divulgue ou até mesmo que os usuários se lembrem dele. Se você for o administrador, vá para www.facebook.com/username e escolha um nome simples de lembrar, que não seja muito longo (ele deve ter no mínimo cinco caracteres e incluir apenas letras, números ou pontos) e parecido com o nome da sua empresa. E tome cuidado! Depois que você escolhê-lo, não poderá trocá-lo ou transferi-lo.
3) Lembre que todo conteúdo que você disponibilizar em sua página deve ser relevante. Não precisa ser nada complexo - pode ser apenas um "Bom dia!", um informe sobre o lançamento de um novo cardápio ou mudanças nos horários de funcionamento -, mas o fã de sua página precisa valorizá-lo. "Os status updates de sua página não precisam ser romances e não levam muito tempo para serem escritos", diz Kumiko. "Dessa forma você alcança seus consumidores e conquista outros."
4) A conversa não pode ser unilateral! Ao criar conteúdo de forma constante, você também precisa ouvir o que seus consumidores têm a dizer. Seus fãs podem ser ótimas fontes de informações para desenvolvimento de novos produtos ou serviços ou melhorias para os já existentes. "Não dá para não conversar com o consumidor, não dá para ignorar. Você tem que conversar independente do que ele esta falando de você", afirma Horta.
5) Engaje seu consumidor! Abuse das fotos e dos vídeos. Nós já afirmamos que o conteúdo pode ser bastante simples, mas você pode aumentar o engajamento com o poder das imagens - talvez divulgar em primeira mão aquele novo produto ou mostrar a reforma que você acabou de realizar na sua loja. Ou mesmo fazer perguntas, testes sobre a história da sua empresa. Qualquer coisa interessante que mostre que você está presente e que estimule seus fãs a se tornarem ativos.
6) Transforme seus fãs virtuais em fãs reais. Com a seção de eventos da sua página, convide-os para participar da inauguração de sua nova unidade franqueada ou daquele evento beneficente que você está patrocinando. Os consumidores deixam de ficar apenas no on-line e passam a interagir com sua marca no mundo real.
7) Sua página não pode ser apenas um canal de venda. "A linguagem desse universo é o social, é tornar o seu fã em um advogado/defensor de sua marca", diz Horta, "mas isso não impede que você tenha uma loja virtual na própria fan page." Ou seja, preocupe-se com sua relação com seus consumidores, mas facilite a vida dele caso ele quiser comprar um produto ou serviço seu. Hoje em dia, diversos sites, como a LikeStore desenvolvem páginas de e-commerce dentro da própria fan page.
8) Analise as informações sobre as interações de seus usuários. Toda página disponibiliza tabelas e gráficos com informações sobre fãs ativos, número de comentários e "curtis", entre outras. Basta procurar a opção "View insights" na barra direita da tela. Isso te ajudará saber o que faz mais sucesso com eles, o que levou a um engajamento maior e também dá para estabelecer metas para o futuro. Todos esse dados podem ser exportados.
9) Você pode optar por divulgar sua página com os anúncios do próprio Facebook, na opção "Promote with an ad" também na barra direita. Não esqueça de escolher as palavras-chaves que terão mais a ver com seus fãs, para que o anúncio seja posicionado da melhor forma possível. Você ainda pode segmentá-lo por gênero, idade e localidade. Vale lembrar que isso é um serviço pago, então, se você não possuir verba, prefira divulgar sua página em outras mídias, como o Twitter.
10) Mantenha-se atualizado com as próprias páginas do Facebook, como a de marketing, a FacebookAds e a FacebookPages. Elas sempre são atualizadas com novidades que podem ser usadas na sua página e quanto mais rápido você utilizá-las, mais rápido será o retorno.
Fonte: PEGN

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