O comércio eletrônico brasileiro movimentou 2,2 bilhões de reais em vendas de bens de consumo no Natal de 2010, informou a empresa e-bit nesta terça-feira (28/12). O resultado é aproximadamente 40% superior ao do mesmo período de 2009, que foi de 1,6 bilhão.
O valor corresponde às vendas efetuadas por lojas virtuais entre os dias 15/11 e 24/12. Embora a e-bit só recolha dados sobre as lojas conveniadas, as que ainda não estão têm uma participação pouco expressiva no mercado para alterar o resultado, afirma a empresa.
Pelo levantamento da e-bit, os consumidores realizaram mais de 6 milhões de pedidos no período. O dia de pico das vendas de Natal foi 14/12, com 224 mil pedidos. O valor médio dos pedidos (tíquete médio) foi de 370 reais.
Os eletrodomésticos foram os campeões de venda no Natal de 2010, seguidos por produtos de informática e o setor de saúde, beleza e medicamentos. Livros apareceram em quarto lugar e eletrônicos, em quinto.
Responsável por duas classes de serviços - um de orientação e avaliação de compra, para consumidores, e outro para empresas -, a e-bit afirma ter mais de 3 mil lojas conveniadas.
Para comparação, o faturamento das lojas online dos Estados Unidos estimado pela empresa de pesquisas Comscore para o período entre 1/11 e 19/12 - e divulgado em 22/12 - foi de 28,4 bilhões de dólares, um aumento de 12% em relação a 2009. O valor não inclui leilões e grandes compras corporativas.