Compartilhe!

Home � � 10 coisas que você certamente fará online em 2011

10 coisas que você certamente fará online em 2011

Para não fugir à regra de que no final de ano começa o planejamento do seguinte, como também levando em conta que o dinamismo e linguagem das mídias sociaise da própria internet nos dão uma certa "licença poética digital" ao escrever esta coluna, embarco à nau vigente no mês de dezembro, para escrever algumas previsões bem humoradas sobre o ano de 2011.

1. Você ainda vai se aventurar em uma nova rede social: Sim, apesar de já possuir contas em tantas redes mortas (e outras quase, como o Orkut), e receém-nascidas que sequer decolaram, você irá, em 2011, aderir a mais uma rede social. Poderá ser uma específica de compartilhamento de fotos ou vídeos. Ou uma nova tentativa de derrubar o Facebook ou Twitter, mas o certo é que um dia, quando você menos esperar, por curiosidade ou sem resistir à tentação do "convite carinhoso" recebido em seu e-mail, você se verá na tal rede, buscando já garantir um username bacana antes que outros peguem. Você irá esquecer do que aconteceu com os Google Buzz e Wave e embarcará nessa.

2. Você irá desejar um Tablet: Pois é. Mesmo após ter comprado um Ipad no dia do lançamento nos EUA (como este colunista fez), e poucas semanas depois descobrir que já havia adquirido um produto ultrapassado (já que a lógica corporativa busca retardar o lançamento de novas tecnologias, forçando um upgrade desnecessário), visto que o novo será lançado em seguida já com várias inovações - as quais, se percebe, o próprio fabricante já dispunha para lançar antes mas não o fez - você irá desejar o novo. Esse obscuro objetido do desejo digital, que outros profetas dizem poderá desbancar os netbooks, ainda será seu, é um outro fato. E mesmo que você resista, os propagandistas do produto, sentados ao lado em sua poltrona no avião, no banco da praça, na praia ou na sala de aula, irão tirar a sua paciência. Enfim, se você precisar de muita força de vontade para resistir, que ela esteja contigo.

3. Você irá receber muitos (e novos SPAMS): Não tem jeito, é outra constatação. Por mais que se inventem novas tecnologias, filtros e mídias, o Spam sempre acaba ganhando. Por mais que você queira se ver livre dele, ele restará presente em sua caixa-postal, em seu Twitter, Facebook ou o que for. Lembre-se que os caras que o produzem têm, além de um Q.I. muito baixo (eles realmente acreditam que aquele link irá levá-lo a crer que o Biu Gêites o convidou para trabalhar na Éppo!!!), têm também uma necessidade de atenção enorme. Cansados de buscar produzir algo de bom, eles buscam a solução para a sua mediocridade (ou de seus clientes, que poderiam até ter um bom produto, mas escolheram a empresa errada). Até nos comentários de um blog que você acabou de ter a idéia genial de criar para ajudar as pessoas a fugirem do Spam, você irá recebê-los. É triste. Mas é tudo verdade...

4. A insustentável leveza do novo navegador Beta. Você ainda vai cair nessa: Apesar de você estar provavelmente satisfeito com o seu navegador atual, certamente aquele seu amigo chato irá lhe mostrar a nova "roda digital" em 2011. E lá irá o querido leitor desta coluna em busca de reconfigurar mais uma infinidade de contas para poder utilizar a ferramentinha mágica. E tudo, pode apostar, porque ela será a mais leve e rápida do mercado. Pelo menos até a próxima semana ou ano que vem. Será, sem dúvida, uma ferramenta beta. Aliás, hoje em dia, qualquer idéia genial tem que ser mostrada num formato beta (porque não celta, aliás?), e quando ela der aquele superhipermega "bug", você, somente assim, irá entender porque o seu old fashion way era melhor.

5. Lendas urbanas, trollagens e outras pegadinhas digitais. Você ainda vai cair em uma delas: Tem gente que não sabe que aquela personalidade que ele segue no Twitter está morta há alguns anos, porque o genial criador da coisa é tão bom, que às vezes supera o homenageado. Além disso, e aí somar-se-ão boa parte dos que acham mesmo que em 2012 o mundo acaba, muita gente parece que vive para ser enganada. Por isso, certamente você irá embarcar numa trollagem individual ou coletiva via internet e irá, também, cair numa lenda digital. Seja a morte de alguém famoso, um vídeo com um ser ou fato esquisito no Youtube, enfim, as lendas urbanas sobrevivem ao tempo e às tecnologias. A loira do banheiro que não nos deixa mentir.

6. Eu vou ficar menos tempo online em 2011: Sim, vai nessa. Você, como boa parte dos que já não se sentem distintos na parte virtual ou na dita real, vai querer mais tempo offline em 2011. Será uma promessa pontual, como as dietas de comida e bebida, trabalho e outras que não duram (se tanto), as primeiras horas do ano novo. A verdade é que, salvo nos casos onde você tem que ser internado pela família após uma dura intervenção, sabendo conciliar as duas "vidas" (alô! a vida é uma só, companheiro!), tudo caminha bem. Sou testemunha de que as redes sociais, ao contrário do que parece ser ainda um pensamento majoritário - em vez de afastar, na verdade unem as pessoas. Mas é um fato que já sinto na pele desde quando comecei a navegar virtual e realmente ao redor do globo. Por mais que aproximem e encurtem as distâncias, nunca este globetrotter acidental sentiu tanto a falta de um abraço, quando viajava pelo mundo, principalmente na Ásia. A saudade de casa, do momentum com familiares e amigos, é algo insubstituível, sou testemunha de que não há ainda nenhuma engenhoca high-tech que suplante o calor de um abraço. E, caso te ofereçam esse programa em 2011, melhor não comprar. Deve ser (mais uma) fraude...

7. Em 2011 você irá conhecer novos amigos online: É batata. O mundo e seus bilhões de usuários, sempre reserva uma surpresa atrás da outra em nossa vida online. No próximo ano, uma pessoa de sua mesma cidade, talvez emprego ou faculdade, ou até do outro lado do planeta, irá invadir a sua vida. E você irá gostar disso. Quiçá, será o seu melhor amigo, do ano. E, na mesma proporção com que apareceram, irão se afastar, ou deixar de ser interessantes. Porque a vida é assim mesmo. Outros, entretanto, irão continuar e farão parte de um seleto grupo que você poderá chamar de amigos. Estes, sim, são os eleitos. E lembrem-se que 2011 é o primeiro ano do resto de nossas vidas.

8. Você irá ver menos tv: é um fato mais emblemático ainda. Diria demarcatório até. A década que se encerra agora marcou os últimos espasmos das mídias convencionais. A cada ano e com passos cada vez mais largos, elas perdem espaço para as mídias digitais. Isso é constatado até de forma fácil quando as notícias da tv só lhes parecem mais palpáveis quando vistas primeiro na internet, em sua rede social predileta ou num site de notícias. Não é por acaso também, que ao ler propagandas de tv em mídias impressas ou na própria televisão, lá estará o site, Twitter, facebook e talvez até um pedido escandaloso de "Não nos abandone nunca!" Pode lhes parecer radical, mas assim caminha a humanidade.

9. Novos profetas aparecerão: Calma, ninguém como Tim Berners-Lee (se você ainda não sabe quem é, por favor, Google-o ahora!), ou como Julian Assange. O que, quem? Malcolm Gladwell, alguém gritou ai? Não, esse famoso gurú autor de The Tipping Point, depois que não reconheceu que a revolução (leia-se Wikigate já que Cablegate tira o charme e foco da coisa) atual já é tuitada (leiam a coluna anterior, que vocês me entenderam melhor), caiu em desgraça digital para mim (dura uma semana apenas, calma). Mas, voltando ao foco da regra #9, você irá cansar de ouvir ou ler no próximo ano, durante o chope no boteco predileto, na palestra ou até no Desencontro2011 (para quem ainda não sabe o que é, corram para saber em @desencontro2011, pois será o melhor das mídias sociais em 2011, já que todos os partícipes já estão sabendo que tudo acaba mesmo em 2011), enfim, até lá, que a verdade daquele novo profeta é a única. E deverá, desde logo, saber que não há verdades absolutas sobre a internet. Como também não existe a tal da web 2.0, pois o alcance e a funcionalidade da rede, cujos alcances socio e econômicos ainda sequer puderam ser medidos em toda sua potencialidade, é algo ainda incompreendido. Todos estão certos e errados ao mesmo tempo, incluindo este colunista que vocês lêem agora.

10. Em 2011, você irá tomar lados: Mesmo que você seja um indolente murista, em 2011 você acabará tomando posição em favor ou contra alguma coisa. Na rede hoje, já migraram todas as polêmicas. Pior ainda, dela vêm a maioria delas, pois é onde são mais discutidas e debatidas. Quantas vezes você já não deve ter questionado a posição "arbitrária, absurda e covarde" de um certo perfil @fulanodetaldosanzois sem saber que o cara estava na mesa ou poltrona ao lado. E lembre-se que a chamada neutralidade não existe. Principalmente quando você tiver que tomar uma posição pró ou contrária ao direito do Wikileaks divulgar os documentos que lhes chegam, secretos ou não. E terá que pensar se os tais documentos forem relativos à você, qual seria a sua reação. Além disso, se realmente os governos têm (ou não) direito de espionar a todos e, paradoxalmente, o de não serem espionados (ou terem as suas espionagens divulgadas). São tantos temas que teremos muito assunto para as próximas colunas, certamente. É duro para você? Pois pense bem, certamente em 2011 você ainda será confrontado sobre este e outros tantos assuntos na internet e nada mais dialético do que ter uma opinião própria. E não lhe faltarão, inclusive, algumas enquetes e listas Top10 como esta, odiáveis mas que você acabará lendo, por isso se prepare para discutir muito e achar alguma síntese às inúmeras teses e antíteses que aparecerem em sua timeline. E boa sorte!

Aos caros leitores, desejo um ótimo 2011. Que as tantas inovações tecnológicas tornem este planetinha azul um local mais palatável. Já será um ótimo começo Ano que vem, teremos mais. Até lá!

Querendo saber mais de mim ou dos meus devaneios, siga-me também no Twitter: @emersonanomia

Tags: