Links para ferramentas que aumentam a produtividade de analistas de mídias sociais: Seekr, Scup, PostX, Social Media Monitor, Social Metrix, Radian 6, E-life, SismoWeb...
Desde o inicio do século XXI a internet ganhou maturidade e passou a ser um importante canal de vendas e relacionamento entre as empresas e seus consumidores, promovendo consideravelmente o poder de barganha para os clientes.
O poder de comunicação, que antes advinha de um canal de mão única através das mídias tradicionais, passou a advir de múltiplas mãos, ou melhor, bocas. Tivemos a explosão do boca a boca online e o surgimento das mídias sociais, que utilizam a tecnologia web para permitir que milhões de pessoas possam criar e compartilhar conteúdo, das mais variadas formas.
Estamos passando por uma verdadeira quebra de paradigma.
- Sua empresa monitora alguma mídia social?
- Você sabe quais são as mídias sociais que sua empresa deve monitorar?
- Você sabe o que os clientes falam da(s) sua(s) marcas nas mídias sociais?
- Você tem conhecimento de qual deve ser a postura corporativa nas mídias sociais?
- Você sabe como utilizar as mídias sociais para alavancar o negócio?
Se sua resposta foi negativa em alguma das questões acima é melhor você começar a se preocupar.
É importante que a sua empresa encare as mídias sociais como ferramentas de negócios e se envolva de forma estratégica na rede, pois vivemos em uma era onde o compartilhador de opinião tem mais força que o formador de opinião.
Segundo pesquisa da Nielsen Media Research, abril de 2009, 70% das pessoas confiam em recomendações de outros consumidores na internet; 62% confiam em anúncios de TV; 61% confiam em anúncios de jornais; 59% confiam em anúncios de revistas; 25% dos resultados de buscas sobre as 20 maiores marcas do mundo caem em conteúdos criados por usuários e 34% dos blogueiros postam opiniões sobre produtos e serviços.
Vivemos um momento em que o poder de alcance de cada usuário na internet é algo conquistado através de sua reputação, seja esta pessoa conhecida ou anônima. E como medir isso tudo?
O mercado dispõe hoje de inúmeras ferramentas que possibilitam às empresas a mensuração de sua reputação online e um relacionamento mais ágil com seus clientes. Segue abaixo uma lista com algumas ferramentas e suas principais características.
Seekr
Desenvolvido para ajudar grandes empresas a descobrirem onde suas marcas são faladas nas mídias sociais, o Seekr é personalizado de acordo com as necessidades das empresas, auxiliando o sucesso das marcas no ambiente online, pois permite visualizar a saúde da marca e índices estratégicos.
Criada pela InMeta Agência Digital, a ferramenta Seekr é uma metodologia de planejamento, medição e desempenho através de cinco etapas – planejar, posicionar, focar, desenvolver e medir.
O objetivo do Seekr é monitorar e mapear a presença das marcas da sua empresa na Internet, gerando índices e porcentagens de saúde comparativos, classificação de agressores e evangelizadores e comparar e acompanhar a concorrência e o mercado.
O Seekr permite ainda:
- Criar blogs para as campanhas. Armazena e discute os históricos diários, semanais, mensais e anuais entre sua equipe. Todos os posts do blog são salvos, fazendo com que a sua campanha tenha um verdadeiro diário sobre seus desempenhos.
- Monitorar e responder os usuários em tempo real. Faz com que o relacionamento com os usuários do Seekr e o autor de uma ocorrência seja ágil e direto.
- Relatórios avançados. A partir de relatórios básicos, você sabe ao certo quantas ocorrências negativas foram feitas, por exemplo. E há também os relatórios avançados, que permitem, por exemplo, analisar o nível de citações da sua marca e de um concorrente. Através disso, é possível avaliar qual marca é mais bem falada nas redes sociais e qual tem o maior número de citações.
Scup
Baseado em três necessidades das empresas (ouvir, interagir e compreender), o Scup faz o monitoramento das marcas em tempo real de forma cronológica em uma listagem simples e rápida.
A ferramenta permite classificar as ocorrências por negativas, neutras e positivas e tem o auxílio de tags para organizar os itens monitorados.
É possível:
- Filtrar resultados. Para avaliar somente as citações negativas, por exemplo.
- Realizar buscas dentro dos itens monitorados. Há uma listagem de usuários que falam bem e mal, organizada pela quantidade de interação.
- Rápido encontro dos usuários. Permite acesso ao histórico do usuário e quantas vezes ele já foi detectado nas buscas.
- Apresenta gráficos mensais, semanais e diários. Possível entender tendências de crescimento ou queda do seu produto/marca e ainda acompanhar os picos de comentários sobre eles que, porventura, ocorreram.
PostX
O PostX permite avaliar e classificar as informações, gerar gráficos e mensurar o buzz originado pelo consumidor.
É possível:
- Gerar gráficos específicos para análise – através da avaliação e classificação das informações.
- Monitoramento 24h – todo o conteúdo relacionado ao termo de interesse é capturado e armazenado.
- Dados disponíveis organizadamente – os resultados ficam disponíveis em uma área restrita do sistema, prontos para serem consultados, avaliados e analisados.
Social Media Monitor
Baseado no rastreamento de palavras-chave, a ferramenta Social Media Monitor oferece em tempo real as citações encontradas nas mídias sociais que correspondem a um termo cadastrado.
É possível:
- Analisar dados no Excel
- Potencializa o controle da marca – você entende, analisa a marca e intervém ao seu favor
Social Metrix
Segundo a descrição, a ferramenta Social Metrix permite escutar, analisar e entender as opiniões das pessoas online sobre sua marca, produtos e serviços.
Mais funcionalidades:
- Configuração personalizada de relatórios segundo as necessidades de cada cliente.
- Detecção semântica de opiniões negativas, positivas e neutras.
- Informação quantitativa e qualitativa sobre o texto completo escrito por cada pessoa.
- Evolução de tendências e temáticas emergentes positivas e negativas.
- Análises da informação geral e a opinião do usuário.
Radian 6
O Radian 6 possibilita o monitoramento de diferentes meios de comunicação social e outros canais de comercialização, além de blogs, websites e fóruns de sites de redes sociais.
Com o Radian6 é possível:
- Avaliar o impacto da mensagem através de ferramentas de análise, gráficos e análises de tendências.
- Obter informações detalhadas sobre todas as fontes na web social que mencionam os seus produtos ou serviços.
E-life
Na América Latina e Portugal, a ferramenta E-life tem a missão de entender as dinâmicas das redes sociais e a relação com a sua marca e seu segmento de atuação.
Oferece:
- Monitoração qualitativa e quantitativa.
- Gestão de relacionamento com clientes e prospects em redes sociais.
- Ferramenta de análise e monitoração de buzz das marcas focada no Twitter.
- Aplicativos para o Twitter que permitem a compreensão das opiniões de consumidores
Sismoweb
A CDN Análise e Tendências criou o SismoWeb, que acompanha, analisa e organiza o conteúdo gerado pelos usuários na mídia social. Além de identificar o cenário da exposição da marca, produto ou serviço na internet, a ferramenta quantifica e qualifica essa exposição, identifica temas e tópicos em evidência e mapeia temas sensíveis para prevenir crises.
A ferramenta possui também:
- Alertas por e-mail e SMS – é possível receber um alerta sempre que um assunto de interesse for mencionado.
- Gráficos e listagens – criação de gráficos e listas com dados e configurações escolhidas de acordo com a necessidade.
- Relatórios analíticos – as informações captadas são analisadas e organizadas em relatórios analíticos que acompanham a evolução da percepção da marca.
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Nota do editor: o autor é sócio da empresa InMeta, que desenvolveu a ferramenta Seekr, citada no artigo. [Webinsider]
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Sobre o autor
Eduardo Luis Prange Junior é sócio da InMeta Marketing Interativo e mantém o Twitter @eduardo_inmeta.