Compartilhe!

Home � � Alibaba.com compra mais uma empresa web dos EUA

Alibaba.com compra mais uma empresa web dos EUA

O principal site de eCommerce da China, o Alibaba.com, anunciou na noite de terça-feira (24/8), a segunda compra de uma empresa dos EUA nesse ano. Dessa vez foi adquirida a Auctiva, um desenvolvedor de ferramentas para o site de comércio eletrônico, eBay.

Esse negócio deve expandir as operações do Alibaba.com fora da China, pois pavimenta a via sobre qual pequenas e médias empresas têm acesso aos recursos do Alibaba.com

Com uma carteira de 170 mil clientes ativos, a Auctiva fornece soluções para vendas, para marketing e para gestão de pequenas empresas. A aquisição vai possibilitar a esses clientes oferecer seus produtos na base de dados do Alibaba.

"Depois de algumas pesquisas, descobrimos que 90% das pessoas que vendem produtos na web, os adquirem no mercado tradicional, offline", afirmou a porta-voz do Alibaba, Linda Kozolwski. "Com essa operação estamos ligando a fábrica ao varejo". Indústrias podem oferecer seus produtos diretamente no site e praticar preços mais baixos.

O Alibaba não revela quanto pagou pela Auctiva, mas é sabido que a ação faz parte de uma estratégia de investimento no valor de 100 milhões de dólares para expandir o serviço aliexpress.com, site voltado para atender pequenas e médias empresas fabricantes em sua rota até o consumidor final. Essa é a segunda compra do Alibaba. Em junho, a companhia adquiriu o Vendio, também norte-americano, e que auxiliava comerciantes na gestão de vendas.

Kozlowski afirmou que a compra não tem o objetivo de enfraquecer o eBay. "Ao contrário, queremos impulsionar as vendas do eBay ao capacitar os fabricantes oferecendo-lhes informações sobre fornecedores", diz.

Duncan Clark, presidente da consultoria chinesa BDA, afirma que o eBay sofre, sim, um impacto, de ordem, no mínimo, psicológica. "E as operações do Alibaba não mostram sinal de parar, eles têm dinheiro e ambição".

(Michael Kan)

Tags: