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Empresas brasileiras podem exportar seus produtos sem burocracia utilizando o Portal Alibaba.com

José Dornelas apontou uma tendência muito grande para empreendedores: Apostar na exportação.

A tarefa pode assustar muitos empresários, mas atualmente, com o advento das práticas de e-commerce ampliar as atividades de sua empresa para o "além mar" é mais fácil do que parece.

Um exemplo de pequena empresa exportadora é a Dehelog, que começou suas atividades em 2001 como prestadora de consultoria para o ramo alimentício e hoje, nove anos depois, além de prestar esse serviço, exporta jóias e semi jóias, equipamentos para lavanderia, gastronomia e equipamentos metais e mecânicos sob medida para os Estados Unidos, México, Paraguai, Venezuela, Espanha, Angola, África do Sul, Bolívia, Chile, Panamá e Cuba.

Se considerarmos que a Dehelog possui apenas oito funcionários, suas atividades comerciais intercontinentais parecem quase um milagre. Parece, mas não são. A Dehelog exporta por meio de uma plataforma chamada Alibaba.com, que funciona como um canal de negociação para empreendedores brasileiros, compradores e vendedores de todo o mundo. O sistema permite que o usuário cadastrado pesquise potenciais parceiros por região, país, ramo de negócios ou produto.

O número de pequenas e médias empresas que realizam comércio exterior é cada vez maior, a tecnologia é, certamente, uma grande aliada. Apostando nesse potencial do mercado brasileiro a Ludatrade, empresa especializada em soluções de comércio eletrônico, formalizou uma parceria com o Grupo Alibaba (do Alibaba.com). O objetivo é desenvolver uma plataforma para facilitar o acesso das PMEs ao mundo do comércio exterior. "Agora, as pequenas empresas, mesmo no meio da floresta, podem mostrar seus produtos para mais de 50 milhões de clientes potenciais do mundo todo por meio de um site de negócios como o Alibaba.com, eles só precisam de um computador e uma conexão com a internet para começar", comenta Jerome Ly, diretor de marketing da Ludatrade, representante oficial do Alibaba no Brasil.

Na opinião de Jerome, para que uma pequena empresa sobreviva no mercado, amplie seus negócios e exporte, é fundamental adaptar-se à revolução da internet. "Cinquenta milhões de membros não podem estar errados! Uma PME precisa utilizar o poder da internet para crescer", finaliza o executivo.

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