O Walmart apresenta uma nova categoria para sua loja virtual, o E-Commerce Solidário. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Solidarium, empresa que articula parcerias com grupos produtores de baixa renda, e oferecerá aos consumidores produtos desenvolvidos por comunidades brasileiras. São itens de decoração e design feitos artesanalmente em todas as regiões do Brasil. O objetivo da rede é vender produtos mais sustentáveis e com apelo social para contribuir com o desenvolvimento dos artesãos.
A loja virtual do Walmart foi lançada em 2008 e conta com mais de 50 mil produtos em seu portfólio, dividido em 17 categorias. As vendas de 2009 superaram em 2,5 vezes o esperado e a meta para este ano é de que as vendas dobrem. A linha "Solidário", que tem o apoio do Instituto Walmart, é composta por cerca de 100 produtos. O projeto beneficiará 13 empreendimentos localizados nos estados do Paraná, São Paulo, Maranhão e Minas Gerais.
Com o suporte da Solidarium, mais de 150 mulheres e homens serão beneficiados com o aumento da demanda da produção, da renda e das oportunidades de trabalho, além de receberem 50% do pagamento antecipado por cada encomenda feita. Ainda em 2010, a empresa espera ter um mix de cerca de 400 itens da linha. Já para o Walmart virtual o objetivo é chegar a 100 mil produtos.
--
Roberto Oliveira
"Se em 15 minutos em uma mesa de poker você não descobrir quem é o pato, o pato é você."