O mais recente caso de sucesso em e-commerce que tive contato não chama a atenção pelo faturamento, afinal alguns dias atrás em postei que a Americanas.com vai faturar R$1 bilhão este ano e o site Blacksocks.com espera vender "apenas" US$2 milhões.
O que chama a atenção nesta loja é seu modelo de negócio, altamente inovador e uma tendência que acredito que irá emplacar, baseado no modelo de assinatura. Funciona assim: o site é focado na venda de meias pretas (agora tem também camisetas brancas), você entra lá escolhe o modelo, tamanho e freqüência que gostaria de receber seus pares de meias. A partir daí as meias são enviadas automaticamente para você e seu cartão é debitado.
O modelo é genial por dois motivos: Analisando a perspectiva do consumidor a loja presta um serviço que traz uma grande conveniência pois normalmente as pessoas não gostam de sair para comprar meias, compram por impulso junto com outras mercadorias ou descobrem quando precisam que a sua está furada. Sobre a perspectiva do negócio este modelo gera o que todo empreendedor busca e poucos encontram: vendas que geram receita recorrente.
Nesta última semana, conversando com um executivo de uma multinacional, ele comentou da necessidade das operações de varejo desenvolverem soluções e serviços que gerem conveniência por exemplo, afim de aumentar suas receitas. Este quadro é forte principalmente em mercados aonde o e-commerce está maduro como o americano. Blacksocks.com é um exemplo vivo de como serviço e conveniência é igual a $$$
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Roberto Oliveira
"Se em 15 minutos em uma mesa de poker você não descobrir quem é o pato, o pato é você."
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US$2 milhões em vendas de meias pretas pela Internet
Posted by Roberto Oliveira on 6:02 PM //