Compartilhe!

Home � � Em 11 de junho, Senac promove 2ª edição do Fórum Permanente de Desenvolvimento Local e Seminário Empreendedorismo e Desenvolvimento Local

Em 11 de junho, Senac promove 2ª edição do Fórum Permanente de Desenvolvimento Local e Seminário Empreendedorismo e Desenvolvimento Local

Por meio do Programa de Desenvolvimento Local para América Latina e Caribe, o Senac São Paulo, convida pessoas e instituições de segmentos variados da sociedade a comporem uma programação especialmente planejada para o dia 11/06.

No período da manhã, acontece o segundo Fórum Permanente de Desenvolvimento Local (FPDL) da cidade de São Paulo, iniciativa vinculada ao Programa, em parceria com algumas redes sociais da capital paulista. A ideia é constituir um espaço permanente de diálogo e compartilhamento de experiências que contribuam com a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento da cidade.

Seguindo o formato proposto para o Fórum, serão apresentadas duas experiências, comentadas pelo escritor Augusto de Franco, idealizador da Escola-de-Rede, que se dedica à investigação sobre redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweaving (ou articulação de redes sociais). Ele contribuirá trazendo novas questões para aprofundar o debate e, posteriormente, produzirá dois artigos para registro dessas análises.

A primeira experiência é a F.F / e-StratégiaPública, empresa especializada em consultoria a governos, orientando práticas com uso de tecnologias e meios eletrônicos para a redução de custos de processos típicos da máquina de administração pública. "Existimos para gerar maior valor a cada ato da gestão pública", ressalta a socióloga econômica Florencia Ferrer, diretora-presidente da empresa, que fará a apresentação da proposta e de alguns importantes resultados alcançados.

A segunda apresentação será feita pela pedagoga e agente de desenvolvimento local do Senac São Paulo, Alexandra Joana Zorzin Nicolau, responsável pela assessoria aos processos de desenvolvimento local em oito bairros do município de Limeira (SP). Desses, Alexandra apresentará os cinco que estão na fase de elaboração do Plano de Desenvolvimento Local. "Em comum, eles têm a busca pela transformação e lideranças que pensam na coletividade, o que torna a metodologia proposta pelo Senac compreensível a todos", adianta a agente.

Também mediadora da Rede Social Limeira, Alexandra conta que não existe a ideia de desenvolvimento local pensada para o município como um todo, mas que o poder público participa de todas as ações realizadas. "Ele vem entendendo a importância desse processo para a comunidade, como forma de mobilização e transformação social e tem se aproximado muito das localidades para entender os trabalhos realizados", revela.

Ela destaca que o Senac, como integrante da Rede, vem capacitando e orientando desde sempre a comunidade nas diversas ideias e projetos que surgem ao longo desse processo de trabalho. "Nesse sentido, com suas próprias metodologias de Rede Social e Desenvolvimento Local, ajuda a Governança e a comunidade como um todo a entender seu passado e as possibilidades para o futuro, o que leva a inúmeras transformações locais."

Os encontros do FPDL serão bimestrais e as programações construídas coletivamente. Para conferir a agenda 2010, clique aqui. Quem tiver interesse em compartilhar experiências no Fórum, deve responder a um roteiro sugerido como forma de organização das apresentações (roteiro, clique aqui) e enviá-lo para dlamericalatina@sp.senac.br.

Empreendedorismo e Desenvolvimento Local

À tarde, a programação segue com o a realização do Seminário Empreendedorismo e Desenvolvimento Local, iniciado com a apresentação do projeto "Redes de Desenvolvimento Local", da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

O jornalista José Marinho, coordenador operacional das Redes de Interação Política e do Redes de Desenvolvimento Local, conta que a metodologia seguida no projeto é inspirada no DLIS (rede de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável), composta por oito passos, variando de acordo com o perfil das pessoas e conveniência do grupo envolvido no processo. "Adotamos também conhecimentos a partir da metodologia da Investigação Apreciativa, que consiste em resgatar histórias positivas do passado para sonhar um futuro dentro da perspectiva de se construir uma agenda positiva de desenvolvimento. A metodologia passa a ser uma ferramenta e não o centro dessa proposta. O essencial é agregar nesse processo a tecelagem de redes de pessoas, dos mais variados círculos de convivência, para termos uma multiplicidade de ideias, interesses e contemplarmos todos os eixos do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental)."

Para Marinho, um espaço como o Fórum representa "um avanço incontestável e quebra de paradigma na medida em que permite que pessoas envolvidas em processos de desenvolvimento possam dialogar, trocar experiências e se inspirar a partir de modelos que estão dando resultados positivos", justifica, destacando desconhecer alguma iniciativa regular no Paraná que congregue especificamente projetos programas de desenvolvimento local.

Na sequencia, a palestra "Empreendedorismo e Desenvolvimento Local" vem com a proposta de estabelecer relações entre os dois temas. Esse desafio caberá ao matemático Sinoel Batista, diretor executivo do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA).

Incentivo a Pequenos Empreendimentos 

Um dos objetivos estratégicos do Programa de Desenvolvimento Local para América Latina e Caribe, o incentivo ao empreendedorismo em pequenos negócios também é tema presente na programação do dia. Em 2009, o Senac capacitou 1.936 bolsistas no curso Empreendedor em Pequenos Negócios e, como forma de apoiar a implementação de parte dos empreendimentos propostos nos planos de negócio elaborados pelos alunos, lançou o Prêmio de Incentivo Financeiro a Pequenos Empreendimentos.

A premiação de 20 dos 96 empreendimentos inscritos na edição 2010 (confira o regulamento) é um dos destaques do Seminário Empreendedorismo e Desenvolvimento Local. Antes do anúncio dos vencedores de 2010, três empreendedores premiados em 2009 se apresentarão contando como utilizaram o recurso para avançar com seus empreendimentos.

Outro destaque será a participarão de 20 latino-americanos, que vão compor a segunda turma a ser capacitada na metodologia de Indução ao Desenvolvimento Local (mais informações, clique aqui).

Toda a programação é gratuita, mas é necessário inscrever-se. Para isso, clique aqui ou faça sua inscrição diretamente no Senac Consolação no dia dos eventos (nesse caso, solicita-se chegada com 30 minutos de antecedência).

Serviço

O quê:
2ª edição do Fórum Permanente de Desenvolvimento Local e Seminário Empreendedorismo e Desenvolvimento Local
Quando:
11/06/2010 – das 9:45 às 18:00
Onde: Senac Consolação – Rua Doutor Vila Nova, 228. São Paulo - SP
Programação completa: clique aqui.
Inscreva-se aqui ou diretamente no Senac Consolação no dia dos eventos (nesse caso, chegar com 30 minutos de antecedência).

--
Roberto Oliveira
"Se em 15 minutos em uma mesa de poker você não descobrir quem é o pato, o pato é você."

Tags: