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Economia Digital
Wally Bock

Na primeira semana de Junho de 2000 o Departamento de Comércio norte-americano publicou seu terceiro relatório sobre a Economia Digital. Como era de se esperar, encontraram um crescimento enorme. O número de pessoas na rede, em todo o mundo, deu um salto de 78% em um ano, passando para 304 milhões. É mais que cem vezes o número de pessoas na rede em 1994.

Houve uma mudança significativa, comparado com os relatórios anteriores. Os dois primeiros haviam sido chamados de "A Economia Digital Emergente", mas este veio simplesmente "A Economia Digital".

Bem, creio que agora é oficial. Agora a Economia Digital já não é emergente. Ela chegou.

Na verdade, não acredito que o governo tenha ido tão longe. Não acho que a economia digital seja algo distinto. A economia digital é parte da economia. Negócios digitais são parte do que fazemos em negócios. Recursos digitais enriquecem nossa vida pessoal, tanto quanto outros recursos.

A melhor maneira de se enxergar isto é olhando para algumas das mais recentes notícias sobre idéias e legislação de negócios, e como o digital e o físico se misturam.

A grande notícia recente foi de que o governo aprovou o uso legal de assinaturas digitais, como acontece com assinaturas físicas. Documentos digitais terão o mesmo status de documentos físicos. Em ambos os casos é necessário usar a tecnologia adequada. O governo, sabiamente, deixou sem especificar na lei quais as tecnologias que serão utilizadas.

Repare que o digital não substitui o físico. Agrega. Na verdade, há certos tipos de comunicação oficial que devem ser em papel, como avisos de despejo. E os consumidores não são obrigados a utilizar a opção digital.

Pense em como isto irá afetar os negócios. Pode apostar que a primeira área que irá utilizar esta legislação será o setor financeiro. Espere ver esse mercado, já de crescimento explosivo, de financiamento imobiliário, empréstimos para compra de automóveis e coisas do tipo crescer ainda mais rápido.

É provável que você veja documentos digitais sendo usados nas negociações entre empresas também. E isto significa que alguém vai sair perdendo. Neste caso serão os serviços de entregas expressas de documentos. O que acontecerá a esses negócios quando pudermos, de forma absolutamente legal, transferir um documento?

A economia digital não é uma economia separada. Ela abriu caminho para vários novos tipos de idéias de negócios, envolvendo negócios físicos, que simplesmente não eram possíveis antes.

Recentemente a AOL e a Target anunciaram que iriam procurar juntar forças em várias frentes. A AOL será promovida e aparecerá como marca de parceria nas lojas Target -- 921 lojas no total. Por sua vez, a AOL irá promover e aparecerá como marca de parceria com a Target em suas aparições online, onde 24 milhões de pessoas podem ser acessadas.

As possibilidades são fascinantes. Pense em cupons online, disponíveis apenas para usuários da AOL e aceitos pela Target. Considere as possibilidades de marketing de permissão e de se cativar clientes dando a eles um serviço pessoal e de boa qualidade.

Certamente haverá ofertas especiais para os clientes Target em conjunto com a AOL. Mas que tal usar as lojas Target para distribuir coisas que as pessoas compraram online, ou mesmo como ponto de devolução. Existe um benefício potencial para todos os envolvidos, se a coisa for feita da maneira correta.

Recentemente a Saturn anunciou que seus distribuidores poderão inspecionar carros usados que forem oferecidos para leilão no eBay. Os distribuidores farão uma inspeção de 135 itens por 100 dólares. Então, se o vendedor quiser, a Saturn publicará os resultados no site.

Os compradores de carros usados no eBay vão gostar disso. E os vendedores de bons carros usados vão gostar também. O eBay sairá ganhando com o negócio. E a Saturn?

Inicialmente, haverá uma receita adicional no departamento de serviços, com certeza. Mas não é um benefício considerável. A Saturn receberá um dilúvio de pessoas vendendo seus carros e, talvez, apenas talvez, possa oferecer a elas um carro novo.

O que estas coisas têm em comum é o link do mundo físico com o digital. Você deveria estar procurando por estes tipos de possibilidades para lucrar também. Não pense em e-business como um adereço de seu negócio convencional. Em vez disso, pense em seu negócio como uma forma de agregar valor para seus clientes usando meios físicos e digitais.

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