Compartilhe!

Home � Personalização: uma grande tendência para e-commerce!

Personalização: uma grande tendência para e-commerce!


O e-commerce no Brasil está crescendo em ritmo acelerado; cerca de 30% nos últimos anos, muitas lojas estão surgindo, o que resulta em um mercado cada vez mais aquecido ecompetitivo. As lojas virtuais deixaram de ser genéricas para se tornarem mais personalizadas, de acordo com o perfil de cada cliente. Vende mais a loja que consegue se diferenciar e atender melhor o seu consumidor final.
O comércio eletrônico tem como vantagem oferecer comodidade, ou seja, o cliente não precisa sair de casa para comprar, pois espera a informação disponibilizada de forma clara a intuitiva. Nesse sentido, a loja que oferece sites estruturados e de fácil navegação, acaba conquistando e ganhando a confiança do cliente.
Quando o lojista adquire uma loja virtual, ele espera que o modelo de loja contratada seja o ideal para o seu público. Mas, na verdade, quando uma plataforma é desenvolvida, ela é planejada para atender os mais diversos segmentos de mercado. É então disponibilizado um modelo padrão, que funciona na comercialização de produtos e serviços, mas a loja pode vender muito mais se este modelo for construído de acordo com o perfil de um público específico, que corresponde a cada segmento.
Para começar, o lojista deve pensar em uma loja virtual personalizada a ponto de entender o consumidor e oferecer o que ele espera, tendo aderência com cada perfil de cliente. A primeira sugestão é investir em usabilidade, verificar qual é a maneira ideal do cliente navegar na loja, identificando quais pontos podem e devem ser melhorados. Neste caso, a realização de testes A/B funciona muito bem. Funciona assim: criam-se duas páginas diferentes para a venda de um mesmo produto, e verifica-se qual delas trouxe maior retorno, ou seja, qual teve mais acessos e gerou mais conversões na loja. As alterações que são mais vendedoras logicamente permanecem. Estes testes devem ser realizados periodicamente, assim como a internet muda a um ritmo acelerado, os clientes esperam que as lojas que eles compram também estejam tecnologicamente na frente do mercado. É preciso acompanhar as novidades e sempre surpreender os clientes, facilitando as suas compras.
A usabilidade não é só um problema do fornecedor da plataforma, o lojista pode tomar uma série de ações para melhorar a experiência do usuário em seu e-commerce. Na hora de contratar uma plataforma o empresário deve procurar uma solução que permita alterações de layout e estruturas, por isso ter um sistema de gestão de conteúdo é fundamental. Assim o lojista fica livre para tomar as ações necessárias que precisa para melhorar a usabilidade, conseguindo deixar o layout agradável ao seu público alvo, que fica mais satisfeito e mais suscetível ao fechamento de uma compra.
Uma análise do comportamento do consumidor é essencial também; o lojista deve verificar as preferências e hábitos dos consumidores para oferecer o que eles desejam, de acordo com suas preferências. Hoje o consumidor deseja comodidade, ele não tem tempo sobrando, ganha a loja que “economiza” o tempo e mostra o produto certo para o cliente, dentro de um layout adequado, incentivando as compras. É necessário também verificar se todos os caminhos na loja virtual estão cumprindo o seu objetivo, ou seja, se o cliente fica satisfeito ao efetivar uma compra com agilidade e praticidade. Todas as páginas devem ser estudadas, desde a página inicial, de departamentos e de produtos; a navegação no carrinho, método de entrega e pagamento, até o fechamento do pedido.
Investimento em ações que garantam uma boa experiência dos usuários aumentam as recomendações da loja, e os usuários tem mais chances de voltar e realizar uma compra. Se o cliente gostou do site de e-commerce, teve uma compra tranquila, passando por todas as etapas com facilidade, com certeza ele terá mais chances de retornar. Ao mesmo tempo, manter este cliente satisfeito é essencial para que ele recomende sua marca e os produtos nas redes sociais. Essas se forem bem utilizadas são fortes aliadas das vendas online. São nas redes sociais que os consumidores são influenciados para tomar uma decisão de compra, mais de 80% das pessoas acreditam na recomendação de compras de seus amigos, ou seja, é um canal poderoso para convencer os clientes para comprar. O e-consumidor costuma pesquisar nas mídias sociais os produtos e serviços que vão consumir na internet.
Já sabemos que a usabilidade e a experiência do usuário na loja são importantes, mas como competir com os grandes varejistas?
Ao contrário do que a maioria imagina, é possível o pequeno e médio e-commerce atender um público específico e ter seu espaço no mercado. Ele pode fazer aquilo que o grande varejista não consegue realizar e conquistar o seu nicho. O pequeno consegue atender seu público de maneira diferenciada, consegue tratar cada cliente de forma especial, com funcionalidades de sua loja voltadas para ele. Geralmente os grandes varejistas atendem um público de massa, e perdem foco nas personalizações. Hoje vemos no mercado muitas ferramentas interessantes e bem específicas, que atendem muito bem alguns perfis de clientes, como é o caso de customizações de produtos, por exemplo: colocar o nome gravado em objetos e roupas; serviços de garantia, seguro e montagem, que podem ser adquiridos junto com o produto; criar seu tênis de acordo com suas preferências; a montagem de computadores pessoais. O oferecimento destes itens personalizados é para atender aqueles clientes mais exigentes, que não gostam dos produtos da maneira como ele vem direto do fabricante.
O atendimento também pode ser direcionado e mais pessoal nas pequenas empresas, o envio de um brinde especial, um telefonema e outras ações, deixam o cliente satisfeito, geram retorno e fidelização. Essas soluções são viáveis no atendimento de pequenos grupos, nos grandes não funcionam, pois há mais chances de perder o controle.
A loja virtual já está preparada para oferecer uma ótima navegação e está de acordo com as expectativas dos consumidores, mas como atrair novos clientes em potencial?
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são essenciais para aumentar a conversão. Atraindo as pessoas certas para seu e-commerce fica mais fácil de realizar as vendas. Ao procurar algo, os usuários utilizam os buscadores, e é neles que começa o trabalho do lojista. O ideal é atrair o maior número de clientes com potencial de compra e não só uma grande quantidade de usuários. Ter uma loja virtual com flexibilidade de SEO é um diferencial imenso, sendo possível criar estratégias para ter destaque nos resultados orgânicos dos buscadores. Aqui também é recomendado o uso de ferramentas de palavras chaves, como o Google Insights for Search (http://www.google.com/insights/search/), que oferecem tendências de busca e palavras mais pesquisadas, auxiliando na seleção dos termos que serão utilizados nos textos. Outra sugestão é a utilização das palavras da chamada Cauda Longa no conteúdo das páginas, que são aquelas que não oferecem alto tráfego no site, não geram muitos cliques, porém são específicas e levam para a loja um público segmentado e com forte chance de conversão.
Todas as informações de texto na loja ajudam na otimização. Por isso, disponibilizar os produtos da loja nas categorias não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Precisamos pensar como este cliente vai procurar cada produto, às vezes, o mesmo item pode ser encontrado de diferentes maneiras, qual palavra é então a mais adequada? É um desafio esta escolha, pois é preciso pensar ao mesmo tempo nas técnicas de SEO e na satisfação do usuário. Outro item muito importante é a configuração de filtros, que ajudam muito a vender, pois o cliente encontra com facilidade o que procura. Alguns exemplos muito utilizados são: cor, tamanho, material, marca, entre outros. Não adianta ter um site otimizado, e quando o cliente acessa as páginas acaba se perdendo na navegação, os dois trabalhos são importantes e se complementam.
Conclusão
Investir em usabilidade para melhorar a experiência do usuário é o primeiro passo para aumentar a taxa de conversão, não só com um maior número de vendas, mas com melhor satisfação dos clientes. Tudo isso é possível com a personalização de seu e-commerce, siga esta tendência e deixe-o ideal para atender, conquistar e fidelizar seu público-alvo. Diferencie sua loja virtual e tenha maior destaque online!
Fonte: http://ecommercenews.com.br

Tags: