Compartilhe!

Home � Fundação de Ensino a Executivos do Comércio Eletrônico – FEECE

Fundação de Ensino a Executivos do Comércio Eletrônico – FEECE


Indústria do setor ataca problema de falta de mão de obra qualificada e cria a FEECE – instituição que certificará profissionais do setor e contribuirá para a promoção da economia digital no Brasil 
 
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – camara-e.net e diversas empresas associadas, líderes em seus segmentos, se unem em uma iniciativa inédita e lançam a Fundação de Ensino a Executivos do Comércio Eletrônico – FEECE. Atualmente, é notório que a falta de mão de obra qualificada é uma das principais barreiras para o crescimento do comércio eletrônico no Brasil. Poucos são os cursos de capacitação e a pauta de formação dos profissionais não é padronizada. Este cenário encarece e, muitas vezes, inviabiliza o crescimento dos varejistas eletrônicos, que sofrem muita dificuldade de encontrar profissionais de nível pleno e sênior no mercado.
 
Com esta perspectiva, Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net, Mariano Gomide de Faria, co-CEO da VTEX, German Quiroga, CEO da Nova Pontocom, Roberto Wajnsztok diretor de marketing do Walmart, Mario Melo, CEO do Paypal no Brasil, Romero Rodrigues, CEO do Buscape Company e Marco Monteiro, CEO da Total Express, entre outros, se uniram em torno do tema para a criação da FEECE – Fundação de Ensino a Executivos do Comércio Eletrônico. A FEECE terá primariamente a competência de certificar profissionais do setor e promover a divulgação da economia digital no Brasil.
 
Por meio de uma prova que ocorrerá bimestralmente, inicialmente em São Paulo, onde será construída sua sede, a FEECE certificará os profissionais do setor. A prova será construída pelos mais renomados executivos do setor e terá objetivo de certificar conhecimentos necessários para um profissional prestar serviço às empresas do varejo eletrônico e da economia digital. 
 
A FEECE será gerida por um comitê de administração e funcionará como uma sociedade civil. Mais de 20 das maiores empresas do setor já declaram apoio a iniciativa. 
 
“Para as empresas e para os profissionais do setor, a certificação FEECE será excelente. Poderemos definir o nível de conhecimento que o profissional possui. E com isso, as empresas podem contratar com mais assertividade e os profissionais podem saber como estão perante a média do mercado, contribuindo para um mercado cada vez mais qualificado e profissional de e-commerce no Brasil” afirma Ludovino Lopes, presidente da Camara-e.Net. 
 
Um dos objetivos da FEECE é também criar o arcabouço necessário para que grandes instituições de ensino desenvolvam cursos de graduação e pós graduação na área.
 
“O mercado de comércio eletrônico é, e será por bom tempo, um dos setores da economia que mais cresce no país e no mundo. Se atualmente já existe um apagão de mão de obra, o futuro é ainda mais cinzento. A FEECE nasce com objetivo de contribuir para mudar este quadro. Garantindo uma certificação, incentivaremos o mercado de ensino do setor”, comenta Mariano Gomide de Faria, co-CEO da VTEX e um dos idealizadores da ideia.
 
A FEECE disponibilizará para instituições de ensino a pauta da prova e os temas que serão abordados. Fontes revelam que a prova será de alto nível de dificuldade, levantando assim a necessidade de qualificação do profissional a ser certificado.
 
O site da instituição será lançado no inicio do mês de agosto.
 
Sobre a camara-e.net
 
Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da Economia Digital do País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento da Economia Digital no Brasil. Conta com mais de 100 associados, dentre todas as empresas do e-comércio, chaves públicas, meios de pagamento, compras coletivas, seguros e e-banking.
 
Sobre a VTEX:
 
Desde 1999 a VTEX se destaca por ter em seu DNA a inovação e o comprometimento com o resultado para o cliente. Pioneira no Brasil em comercializar software como serviço (SaaS), a empresa tem em seu portfólio grandes marcas como Walmart, Petrobras, Nokia, Sack’s, entre outras. Atualmente a VTEX possui um extenso portfólio de inteligência e tecnologia em e-commerce para pequenas, médias e grandes empresas. O VTEX E-commerce Suite é uma poderosa plataforma de loja virtual preparada para atender pequenas, médias e grandes operações de comércio eletrônico. Para ter um maior retorno e desempenho, a VTEX combina a esse portfólio produtos como o VTEX CEM Suite, sistema de CEM (Customer Engagement Management), especializado em e-commerce, que conta com o VTEX Conversion Marketing, tecnologia de inteligência voltada ao aumento da conversão do e-commerce; com o VTEX Sales Recovery, tecnologia de inteligência voltada para a recuperação de vendas e com o VTEX Multi-channel CRM como solução para integrar todo o relacionamento da marca com o cliente. O VTEX Express Checkout também faz parte do portfólio como o mais simples e descomplicado método de pagamento que um e-commerce pode oferecer.
 
Para mais informações, acesse: http://www.vtex.com.br/ - Twitter: @vtexonline
 
Nicole Barros

Tags: