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Tutorial de SEO para Magento


Muito tem sido escrito sobre o assunto, no fórum Magento e alguns posts, mas nada substancial com um panorama completo do assunto. É hora de organizar todo esse conhecimento e experiência em um arquivo organizado, o guia definitivo para Magento SEO.

Nesse artigo vamos explicar um pouco sobre busca, SEO, e por último mas não menos importante a plataforma Magento, vamos manter este artigo Magento SEO atualizado com dicas, truques e melhores práticas.


1. Otimização técnico básico
1.1. Configuração Geral

Magento é uma das platafomras mais amigáveis para motores de busca em comércio eletrônico atualmente, mas há vários problemas conhecidos que devemos tomar cuidados para otimizar o Magento. O primeiro passo é obter a versão mais recente, depois habilite a opção de reescrita de URL do servidor. Você irá encontrar essa configuração em Sistema => Configuração => Web => Optimization do Search Engines. Outra coisa boa para configurar agora você está na tela é "Adicionar Código loja para Urls" em "Opções de URL". Na maioria dos casos, é melhor para definir esta funcionalidade para "Não".

1.1.1. WWW vs não-WWW

Em "insegura" e "segura" você pode encontrar a URL Base de sua loja, onde você pode definir o domínio de sua preferência. Você pode escolher entre o www ea versão não-www da URL. Com a mudança da configuração realizada, você não criar um redirecionamento de www para não-www ou não www para www, você apenas define o preferido. Por isso, crie um redirecionamento 301 com. Htaccess com mod_rewrite. Além de resolver o problema WWW vs não-WWW esse redirecionamento impede Magento de adicionar a consulta SID para o seu URLs, como? SID = b9c95150f7f70d6e77ad070259afa15d. Verifique se o URL de base é o mesmo que a redirecionada. Ao editar o arquivo. Htaccess você pode adicionar o seguinte código para redirecionar index.php para root.

Around line 119:

1 RewriteBase / RewriteCond %{THE_REQUEST} ^[A-Z]{3,9} /index.php HTTP/
2 RewriteRule ^index.php$ http://www.mydomain.com/ [R=301,L]
Ou, quando a sua instalação Magento não está na raiz, mas em http://www.mydomain.com/magento/ o sub-diretório:

1 RewriteBase /magento/ RewriteCond %{THE_REQUEST} ^[A-Z]{3,9} /magento/index.php HTTP/
2 RewriteRule ^index.php$ http://www.mydomain.com/magento/ [R=301,L]
1.2. Configurações de cabeçalho

Por padrão, o Magento tem o título "Magento Commerce". Para sua loja Magento para obter o tráfego que merece você deve manter em sua mente a seguinte idéia:

Os motores de busca dão mais relevância sobre as palavras iniciais, por isso, ter as palavras-chave perto do início do título da página possuem maior chance de posicionar bem.
Pessoas que realizam buscas em buscadores, costumam ver as palavras iniciais em primeiro lugar. Se as palavras-chave estiver no início de sua página maior a probabilidade de ser clicado.

Primeiro de tudo você deve livrar-se do título padrão "Magento Commerce". Vá em Configuração => Design => Cabeçalhou ou Header HTML. Escolha um bom título e descrição para seu site. Este título vai ser usado por várias páginas sem conteúdo, sem título personalizado, por exemplo, "Fale Conosco" e os "termos de busca populares" Vale ressaltar que o título não pode possuir mais do que 60 Caracteres e a descrição deve ter entre 120 e 150 Caracteres.

Para adicionar o nome da loja para todos os títulos das páginas, incluindo as categorias e produtos, colocaque seu título em "Sufixo Título". É uma idéia melhor para manter o prefixo vazio, pelas razões acima mencionadas. Além disso, mantenha "Descrição Padrão" e "Palavras-chave padrão" vazias. Para um ambiente de não-produção, para evitar a indexação do site, pode ser útil para definir "Robots padrão" para "noindex, nofollow" mas para todos os outros aplicativos verifique se ele está definido para "INDEX, FOLLOW".

Agora vamos otimizar o de suas web-store, uma boa idéia é adicionar a nova tag canônica. Você pode instalar a extensão Canonical URL para Magento e adicioná-los à sua para melhorar o desempenho do SEO de seu Magento.

Por alguma razão Magento transforme o meta robots em uma meta tag neste estilo:

Isso pode resultar em um comportamento muito estranho nos motores de busca, então vamos removê-lo. Para remover este Metas vazias de seu código instale o módulo Yoast MetaRobots.

1.3. Páginas CMS

À primeira vista Magento pode faltar alguma funcionalidade conhecida de um CMS, mas não se engane, esse CMS do magento é muito flexível e poderoso. Um dos benefícios deste CMS simples é que você pode controlar cada aspecto das páginas. Uma vez que você dá a cada página CMS algum conteúdo, você pode escolher um Identificador SEF URL e o título de cada página, (tendo em mente o pontos em 1.2 discutido acima), e vá para a guia Meta Dados para escrever uma descrição para cada página do CMS que você realmente deseja classificar.

Você pode manter as "keywords" vazias. A descrição tem uma função muito mais importante, pois é nessa descrição que aparecerá no buscador assim que uma busca for feita. Se você não usar a descrição meta, o motor de busca vai encontrar a palavra-chave procurado em seu documento, e escolher automaticamente uma descrição aleatória, o que lhe dá uma palavra em negrito ou duas na página de resultados.

1.4. Categoria otimização

Magento lhe dá a capacidade de adicionar o nome das categorias no caminhos para a URL do produto. O Magento não suporta esta funcionalidade muito bem - ele cria problemas de conteúdo duplicado, o ideal é desativar. Para fazer isso, vá em Sistema => Configuração => Catálogo => Search Engine Optimization e conjunto "Use Categories Path for Product URLs para" não ", veja print:




Agora é hora de definir os detalhes de cada categoria. Ir para Catálogo => Gerenciar Categorias. Os campos mais importantes são:

Meta Description: ponha uma descrição atraente aqui, Tenha em mente que as pessoas vão ver a descrição da lista de resultados dos motores de busca.
Título da página: manter este vazio para usar o nome da categoria, incluindo as categorias pais. Quando você personalizá-lo, o título será exatamente como a sua entrada, sem a categoria pai.
Chave URL: tentar manter uma URL curta, mas rica palavra-chave. Retirar palavras de parada, como "a", "e", "para" etc é geralmente uma boa idéia. Além disso, note que você pode definir isso apenas para todas as exibições da loja, para uma loja de multi-idioma que você deve mantê-lo independente do idioma.
Para cada visão loja que você pode especificar o nome, descrição, título da página e Meta dados. Para lojas multi-linguagem esta é realmente uma grande Vantagem.

1.5. otimização de produtos

Otimização das páginas de produtos é semelhante ao de categorias. Você pode definir a meta informação para os "valores padrão" e para cada "Loja". Observe que em "Título", este irá substituir o título da página completa, incluindo as categorias, mas, exceto prefixo título / sufixo, e não apenas o nome do produto.

Um aspecto muitas vezes negligenciado em um projeto de SEO no Magento é como você lida com suas imagens. Por exemplo, para escrever bons alt tags para as imagens e pensando em como você nomeia os arquivos de imagem, você pode ganhar um tráfego extra utilizando a correta nomeação das imagens  e com isso ganhar visitas de diferentes motores de busca de imagem.

Por padrão, as imagens serão renomeadas para o título do produto, o mesmo para os títulos e tags alt. Com algum esforço extra que você pode definir os títulos e tags alt para cada imagem do produto. No separador "imagens" das informações do produto você pode definir o rótulo para cada imagem do produto, este valor será usado para o alt e title tag. Claro que você pode fazer isso também em cada sub-loja.

2. Otimização de Template Magento
2.1. Otimizado o modelo em branco

Os temas padrões do Magento como "Default", "Skin Blue" e "Tema Modern" não fazem um trabalho muito bom no uso de títulos, assim a partir de uma perspectiva de SEO, há muito o que melhorar nestes temas. Para facilitar o tutorial, resolvemos monta-lo em cima do tema branco (white) do Magento, que incorpora todas as coisas que descrevemos abaixo.

2.2. Headings

Por padrão, o logotipo é uma

, que é deve ser apenas na primeira página, e em todas as outras páginas, não deve ser mais do que um

. A coisa mais importante é conseguir o título do conteúdo em uma tag

, por exemplo, para uma página de categoria que deveria ser o nome da categoria e para um produto o nome do produto.

O próximo passo é limpar a utilização excessiva de títulos. Uma boa idéia para se livrar do uso de cabeçalho nas colunas laterais, ou tornar o texto relevante para a loja (palavras-chave de inclusão). Não há nenhuma razão para acrescentar "estáticos" e palavra-chave títulos menos com um

. É, por exemplo, melhor mudar todas as marcas

em class="head">
. Agora é hora de otimizar o seu conteúdo, nas páginas da categoria colocar os nomes dos produtos em uma

eo nome da categoria em um

. Nas páginas de produtos, você deve colocar o nome do produto em um

.

Para saber mais sobre o porquê de títulos próprios são importante estude sobre Semântica em HTML e SEO.


2.3. Limpe o seu código

Tudo o que for javascript e CSS você deve manter em seus arquivos do template, proponho que os javascripts externos e os arquivos de css, mante-los o mais clean possível, pois eles não interferem na Otimização do Magento. Isso garante que os usuários possam armazenar em seus caches os arquivos na primeira carga, e motores de busca não precisam baixá-los na maioria das vezes, com isso você aumenta em muito o tempo de carregamento das páginas, um dos pontos mais importantes para o SEO atualmente.

2.4. Apontar para a velocidade

Um fator muito importante para que sua loja Magento possua o maior número de páginas indexadas em buscadores é a VELOCIDADE DE CARREGAMENTO DE PÁGINA.

Você pode fazer duas coisas para aumentar a velocidade da instalação do Magento:

Habilite o cache. Vá para Sistema => Gerenciamento de cache e habilitar todos os recursos de cache, como este.
A importância de um boa hospedagem e configuração do servidor (nem venha com hosting porco de R$ 30,00 por mês, isso não funciona). Com o MySQL e PHP opcode cache você pode melhorar a velocidade de Magento dramaticamente.
Outra coisa a procurar é o número de arquivos externos. Para cada arquivo que você faça download, o navegador tem que criar outra conexão com o servidor. Portanto, uma coisa a fazer importante é reduzir o número de arquivos externos e combinar com vários arquivos externos em um único. Por padrão Magento já combina (quase) todos os arquivos JavaScript em um arquivo.

Ele não faz isso para folhas de estilo, todavia: o modelo padrão tem 6 arquivos de estilo diferentes. Você pode combinar o conteúdo dessas 6 folhas de estilo em uma nova, exceto para o arquivo print.css, ou você pode usar o módulo Fooman Speedster. Além da combinação de arquivos, este módulo também comprime e armazena o seu javascript e arquivos de estilo. (Por favor, note as exigências para Speedster: mod_rewrite tem que ser habilitado e seu servidor e precisa ter apoio htaccess. Se você usar URLs Canonical para Magento e Speedster Fooman juntos, que você precisa para substituir o módulo Canonical com esse download...

3. SEO Avançado no Magento e Conteúdo duplicado

Depois de ter feito todas as coisas básicas você irá encontrar o resto dos problemas mais simples: o conteúdo duplicado. Para cada produto que você tem, você possui pelo menos, as seguinte URLs com exatamente o mesmo conteúdo:

dominio.com.br / product.html
dominio.com.br/category1/product.html
dominio.com.br/catalog/product/view/id/1 /
dominio.com.br/catalog/product/view/id/1/category/1 /

Além disso você tem páginas como as páginas de produto de revisão com quase o mesmo conteúdo. Outro problema são as categorias, você recebe uma carga de conteúdo duplicado com a navegação em camadas e as opções de ordenação. Em essência, isso significa que, pior das hipóteses, um produto está disponível em 4 páginas, pelo menos, ao lado da página onde ele deve estar disponível.

Para se livrar de todos os conteúdos duplicados, temos algumas opções, a mais usada é criar o arquivo robots.txt na mão mesmo, a outra para quem usa versões mais antiga do magento (1.4) pode utilizar uma extensão muito bacana, veja aqui

3.1. Nofollowing Links desnecessários

Outro passo fácil para aumentar a sua indexação em Buscadores é parar de dar link follow para o seu login, check-out, lista de presentes, e todas as outras páginas de conteúdo. O mesmo vale para seus feeds RSS, navegação em camadas, adicione à lista de pedidos, adicionar comparar etc.  Ainda não há plugin para o Magento desligar esses itens. Você provavelmente tinha que ir em seus arquivos de template para adicionar nofollow para os links com a mão.

3.2. URLs Canonical

Para ajudar os motores de busca para compreender o conteúdo duplicado de suas páginas você pode sugerir a versão preferida do URL de cada página, usando a tag nova URL canônica, assim que você deve instalar o Canonical URL para Magento.

3.3. XML Sitemaps

XML Sitemaps são uma maneira fácil de deixar os motores de busca saber o que possui de conteúdo, não vai ajudá-lo na classificação, mas pode ajudá-lo indexado mais rapidamente. Você pode criar um Sitemap XML manualmente, indo ao Catálogo => Google Sitemap => Adicionar Sitemap, escolhendo uma visão caminho nome do arquivo e da loja, e pressionando "Salvar & gerar".

Você pode colocar o seguinte código em seu arquivo robots.txt para apontar os motores de busca em seu arquivo sitemap.xml:
Mapa do site: http://dominio.com.br/sitemap.xml~~HEAD=NNS

Como há alterações de estoque, você terá que re-gerar sitemaps. Para se certificar de que seus sitempas são gerados toda vez que muda o estoque, a melhor maneira seira criar um cron job.


Artigo muito bom pois o melhor do Magento é sua facilidade de aplicar técnicas de SEO.