Compartilhe!

Home � Quem é quem no e-commerce brasileiro

Quem é quem no e-commerce brasileiro



Neste post quero listar as pessoas que conheço no ramo de comércio eletrônico brasileiro e aquelas que sigo no mercado mundial, não vou realizar uma pesquisa detalhada sobre cada um, quero falar somente as informações que tenho conhecimento, meu objetivo é divulgar para os leitores as fontes corretas sobre cada assunto que o comércio eletrônico abrange, então vamos deixar de bate papo e começar:

DAILTON FELIPINI

Este cara é uma lenda quando o assunto é divulgar o e-commerce na Internet, seu site e-commerce.org.br é imbatível e aparece nas cabeças do Google Brasil quando a pesquisa é relacionada ao varejo virtual e suas vertentes, seu site foi registrado em 16/05/2001, então penso eu que é o mais antigo na categoria, veja abaixo um mini-curriculo do professor:

Graduado e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV em São Paulo.
Consultor especialista em e-commerce. Trabalhou na IBM em Nova York.

Possui cinco livros e mais de setenta artigos publicados sobre e-commerce. Atualmente é professor de Comércio Eletrônico na pós-graduação na Universidade Mackenzie, editor da newsletter eCommerceNews enviada mensalmente para mais de 100 mil assinantes.

Site principal: http://www.e-commerce.org.br/

Roberto Camargo

Conheço um pouco esse cara e gosto muito dele, convicto de suas idéias e estilo de vida também está na área a muito tempo, já foi dono de loja virtual, vende ainda algumas coisas na internet mas seu negócio mesmo é consultoria para lojas virtuais, campanhas de marketing digital e treinamentos, seu site é diferente pois apresenta o foco em vídeos, seu curriculo é muito interessante, veja:

Empresa: URL Soluções para Internet
Palestrante e consultor especialista em comércio eletrônico, com mais de 16 anos de experiência no uso da internet como ferramenta de prestação de serviços, marketing e geração de negócios.

Especializações
GAP Google Advertising Professional

Formação: Gestão de Negócios, Processos Gerenciais - Braz Cubas

Site principal: http://www.ecommerce.tv.br/

Mauricio Salvador

Já falei com ele algumas poucas vezes pela internet, pelo que vi trabalha com empresas grandes e vive com um pé nos EUA, possui muitos contatos na área e uma experiência bem grande com situiações reais.

Fundador da Ecommerce School.

Autor dos livros "Como Abrir uma Loja Virtual de Sucesso" e "Como vender pela Internet sem gastar nada".

Mestre em Comunicação e Administração, MBA em Gestão e Estratégias, foi Executivo de Contas pelo Yahoo! Brasil e Diretor de Marketing e Vendas para América Latina na e-bit Informação

Professor em cursos de MBA (Anhembi Morumbi, FIA, PROVAR e FIT). Deu aulas de Ecommerce e Online Marketing na Univ. da Califórnia. Consultor de clientes no Brasil, EUA e Alemanha. CEO da iHouse ecommerce

Site principal: http://www.cursoecommerce.com.br/

Tiago Baeta

Sensacional empreendedor, criou o site Imasters a 17 anos, a maior fonte de informação para quem lida com tecnologia, exemplo de profissional de sucesso na área, hoje é umas das figuras importantes no meio e consegue realizar eventos que antes não existiam.

Diretor Executivo do Grupo iMasters, incluindo o projeto E-Commerce Brasil.
Formação: Administrador, com especialização em Economia
Autor de 2 livros

Site principal: http://www.ecommercebrasil.com.br/

Felipe Morais

Já conversei algumas vezes com ele sobre 'PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL' ele é expert no assunto, tanto que escreveu um livro muito conceituado no meio do marketing e e-commerce, hoje ele atua como Diretor de Planejamento Estratégico Digital na Gotcha! e professor nas instituições: Universidade Anhembi Morumbi, Faculdade Impacta de Tecnologia, Senac, Ecommerce School e UNICID - Universidade Cidade de São Paulo 

Site: http://plannerfelipemorais.blogspot.com/

Fernando Di Giorgi

Membro muito atuante na comunidade escreve uns artigos bem completos e inovadores, sua postura é bem profissional e técnica, utiliza argumentos bem centrados em sua vasta experiência, atualmente é fundador e sócio da Uniconsult Sistemas. Possui mais de 30 anos de experiência na área administrativa e gerencial, em empresas de desenvolvimento de sistemas e logística. Di Giorgi também é reconhecido por sua experiência na concepção e desenvolvimento de sistemas para comércio eletrônico de grande porte no Brasil, além de palestrante e conferencista de inúmeros eventos na área de E-commerce e Logística, é graduado em Matemática pelo IME-USP e pós-graduado pela FGV.

Site: http://www.uniconsult.com.br/

Renata Reis

Acompanho de longe os textos da Renata, nunca interagimos muito mas sei que é uma profissional que gosta muito do que faz, seus artigos são descontraidos e bem educativos, formada em publicidade e propaganda e pós graduada em comunicação e marketing pela USP. Autora do blog Falando de E-commerce.

Site: http://ecommdigital.wordpress.com/

Lígia Dutra

Adoro essa baixinha, ele seguiu seu sonho e começou pequena (sem trocadilhos!), e agora o seu evento 'Bate Papo sobre E-commerce' é um sucesso em vários estados e contribui muito para melhorar este mercado no Brasil,
é administradora, especialista em e-commerce, palestrante, professora da ESPM/SP, dona da consultoria UpaLupa e responsável pela comunidade no site http://www.batepapoecommerce.com.br

Sua especialidade: Ramo de moda, beleza e empresas iniciantes no e-commerce

Site: http://upalupa.wordpress.com/

Alexandre Soncini

Já esbarrei com esse cara em alguns eventos, jovem e engenheiro, seus textos procuram sempre transmitir as novidades do meio eletrônico e os números que devemos perseguir, formado em Engenharia Industrial, Pós-graduado em Gestão de Projetos com ênfase no PMI pelo IBTA foi Fundador da WX7 Solutions que agora se juntou a VTEX, uma empresa especializada no desenvolvimento de plataformas para comércio eletrônico e outros serviços correlatos.

Site: http://www.vtex.com.br/

Pedro Guasti

Figura muito importante no meio do comércio eletrônico brasileiro, já assisti a algumas palestras dele e acompanho sua carreira, atualmente é VP de Intelligence Market do BuscaPé e Diretor Geral da e-bit, empresa do Grupo BuscaPé.com Inc. desde julho/2007, já passou pelo Unibanco e Prodesp.

Graduado em Tecnologia da Computação pelo Mackenzie-SP e pós-graduado em MBA na Universidade de São Paulo em Conhecimento, Tecnologia e Inovação.

Foi o representante brasileiro no programa Inter-American e-Business Fellowship 2003 patrocinado pelo Departamento de Comércio Americano e pelo eBay.com e atualmente ocupa o cargo de Conselheiro da Camara-e.net

Site: http://www.ebitempresa.com.br/

Sandra Turchi

Nunca encontrei com ela pessoalmente mas sei que é bem atuante quando o assunto é marketing digital e varejo digital seu curriculo é vasto:

Bacharel em administração de empresas pela FEA-USP,
Pós-graduada pela FGV-SP,
MBA pela Business School SP e Toronto University, cursou empreendedorismo na Babson de Boston.

Executiva de marketing há mais de vinte anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e Serviços nas empresas:

Lojas Arapuã, Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV-SP e Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços

Indicada como um dos professores de Marketing mais influentes nas mídias sociais pela revista SMMagazine é coordenadora do curso “Estratégias de Marketing Digital” na ESPM desde 2008, MBA na FGV, autora do blog www.sandraturchi.com.br e do Livro “Estratégias de Marketing Digital e E-commerce” a ser lançado pela Ed. Atlas no início de 2012.

Site: www.sandraturchi.com.br

Solange Oliveira

Esta menina é super agitada e ativa, sempre com várias idéias e trabalhando muito, é formada em Matemática e Processamento de Dados, Pós Graduada em Administração de Negócios, especialista em e-commerce, professora na Ecommerce School, trabalha em tecnologia há 20 anos, e editora do blog E-commerce Girl (www.ecommercegirl.com) se quiserem contratar uma consultora é só entrar em contato com ela.

Site: http://www.e-visionconsulting.com.br/

Conrado Adolpho

Talvez uns dois nomes mais famosos no meio do marketing digital, muito pela sua simpatia e também pelo seu livro, antigo 'Google Marketing' agora chamado de 'Os 8 ps do Marketing Digital', recomendo seus cursos, palestras, vídeos e é claro o livro. Ele estudou engenharia aeronáutica, química e física. Formado em marketing, com especialização em economia, MBA em estratégia empresarial;

- Autor do livro “Google Marketing”, um dos livros de marketing mais vendidos do país, indo para a sua 4ª edição, com mais de mil páginas, mais de cem cases e centenas de indicações de ferramentas para o micro e pequeno empresário.

- Professor de pós-graduação da ESPM-SP e consultor internacional nas área de marketing digital e estratégias de negócios em ambiente online

Site: http://www.conrado.com.br

Bom, sei que deve faltar um monte de gente ainda mas o meu intuito era falar de alguns nomes que tenho mais contato e sigo na internet, só faltou falar de mim, então veja abaixo:

Roberto Oliveira

Escritor e palestrante especialista em Comércio Eletrônico, Projetos Tecnológicos e desenvolvimento web há 15 anos. Possuo experiência na conduçao de projetos no eixo RJ/SP, blogueiro no Jornal do E-Commerce e autor do livro "E-Commerce na Prática".

Obrigado e boa sorte a todos!

PS: Se alguém quiser se apresentar pelos comentários fique a vontade.

Tags: