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O que considerar antes de iniciar uma loja virtual


Todos os dias muitas pessoas tem a ideia de iniciar um negócio na Internet. Trabalho com alguns empreendedores iniciantes e vejo que a falta de informação nesta área ainda é grande, podemos ler várias matérias sobre plataforma, meios de pagamento e logística mas sobre dicas para o dia a dia do futuro lojista o conteúdo ainda é pouco, me propus detalhar alguns aspectos para aqueles que estão iniciando nesta jornada digital, então vamos lá:

1) Venda algo de modo legal

Esta primeira dica parece meio óbvia mas é muito necessária, quando for pesquisar o que vender na internet fuja de produtos contrabandeados (os famosos compre da china), fuja da pirataria, de produtos que afetam o meio ambiente e outros mais proibidos no Brasil, abra a sua empresa e forneça nota fiscal aos seus clientes, já vá pensando em eliminar dor de cabeça futura.

2) Venda algo que as pessoas podem comprar

Não adianta encontrar um aparelho "limpa tapetes" extraordinário, que deixa o tapete como novo mas custa R$ 1790,00 cada um!  Pense bem, este preço pode até estar baseado na tecnologia empregada, mão de obra especializada e nas peças utilizadas mas para o consumidor uma limpeza desta só ocorre de vez em quando e não justifica fazer um investimento desse, descubra quanto as pessoas podem pagar por um produto antes de lança-lo na internet, para isso se coloque no lugar do cliente, depois pergunte para pessoas próximas a você, não entre na ilusão do lucro fácil.

3) Facilite o pagamento

Uma lição que aprendi com alguns projetos na internet é a seguinte: ofereça várias formas de pagamento, ofereça a mais simples, mais comum e mais rápida solução de pagamento, isso vai fazer que seu cliente não tenha problemas em pagar, porque comprar é legal, pagar não. Se você tornar difícil a operação poderá perder o seu cliente para um concorrente, facilite o caminho do seu carrinho de compras e diminua o abandono.

4) Resolva um problema de seu cliente

Os melhores negócios são aqueles que resolvem problemas, nem sempre o que você vende é o que determina o sucesso da empresa mas como vende é muito importante, os clientes geralmente não pensam em um produto especifico por nada, eles tem problemas e precisam que sejam resolvidos, por exemplo: uma grande parte da população feminina possui alergia ao passar esmalte nas unhas, uma loja de cosméticos pode fornecer o produto anti-alérgico, informações sobre o assunto e criar um fórum para que os clientes discutam sobre isso.

5) Conserve o Dinheiro

Aprenda a poupar sempre, ainda mas em uma empresa que tem a tecnologia como base de negócios, qualquer investimento necessário pode precisar de uma boa soma e se seu negócio for sazonal  você deve ter caixa para as despesas mensais: funcionários, aluguel, material de escritório e etc, se não souber contabilidade e administração de empresas aprenda um pouco e contrate pessoas competentes para te ajudar.

6) Foco

Esta palavra pode ajudar você em todas as fases de sua vida e em qualquer assunto, no caso da loja virtual você tem 2 caminhos, ou fica conhecido como um grande magazine ou oferece alguns produtos para um determinado nicho, existe muito conteúdo sobre esse assunto e sobre as vantagens de se trabalhar assim, procure por "cauda longa" e por F-Commerce.

7) Ouça seus amigos e sua família

Seus amigos e parentes formam o primeiro universo de pesquisa que você pode utilizar para testar suas teorias e idéias de negócio, ao contrário do que dizem , um conselho é bom e é de graça, são pessoas que, na sua maioria, querem te ajudar e a pesquisa de mercado é um dos pilares principais de um planejamento de sucesso, se puder utilize ferramentas como o Google Docs para criar formulários e armazenar os resultados em planilhas on-line.

8) Pense na logistica reversa

Seus clientes devem se sentir tranquilos e a vontade para devolver o produto comprado se o mesmno não atender as expectativas, tente acostumar com isso, os métodos antigos de comércio não contavam com o arrependimento do cliente, bastava convercer ele a fechar o negócio e depois partir para o próximo, hoje temos que conservar o cliente muito próximo da empresa e isso significa em atitudes de pós-venda e facilidade na devolução de mercadorias, pesquisa as formas de disponibilizar isso, você pode começar por este artigo aqui.

Conclusão

Espero que, compartilhando essas experiências com você, você será capaz de evitar alguns dos erros que eu cometi e fazer uma auto análise de sua loja virtual. Sei que você vai cometer alguns erros, mas o importante é aprender com eles, lembre que seus clientes podem abandonar o carrinho de compras a qualquer momento. Espero os comentários sobre os assuntos abordados nesta conversa e boa sorte!
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