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Como melhorar o atendimento pós-venda?

Uma das estratégias que as empresas do mercado varejista vem utilizando é a diferenciação no atendimento pós-venda. Desta forma, uma das opções para agregar o valor ao seu produto é agilizando e aumentando a qualidade de seu atendimento pós-venda.

Hoje no mercado varejista do Brasil, a concorrência é extremamente acirrada e o consumidor tem muitas opções de escolha.Algumas empresas do mercado varejista, vem implantando ferramentas (sistemas) para planejar e melhorar o fluxo de atendimento ao cliente após a venda do produto ser realizada.

Essas ferramentas (sistemas) normalmente são utilizadas para agendamentos de entregas e para o serviço de instalação (montagem equipamento) do produto. Exemplificando, o cliente comprou um armário e o mesmo deseja que um técnico (montador) monte este armário em sua casa. Para isso, é aberto um agendamento(ordem de serviço) em um sistema (ferramenta). O mesmo distribui automaticamente este agendamento (ordem de serviço) a um técnico (montador), para que ele faça o serviço de instalação (montagem equipamento) deste armário no cliente.

Para deixar este serviço mais rápido e ágil, a ferramenta (sistema) ideal deve ter uma distribuição automática destes agendamentos (ordens de serviço). Estasdistribuições automáticas dos agendamentos (ordens de serviço), podem seguir as seguintes regras:
  • Distribuição de agendamento (ordem de serviço) por região.
  • Distribuição de agendamento (ordem de serviço) por cidade.
  • Distribuição de agendamento (ordem de serviço) por bairro – CEP.
  • Distribuição de agendamento (ordem de serviço) por especialidade do montador, ou seja, tipo de serviço a ser realizado.
Para que se ganhe tempo nos atendimentos, os agendamentos (ordens de serviço) podem ficar habilitados para consulta e atualização em dispositivos móveis comocelularessmartphonesaparelhos mobile, etc.
Com a possibilidade do técnico (montador) poder consultar sua agenda de tarefas diárias de forma on line em um celular ou smartphone ou aparelho mobile, a agilidade no atendimento pós-venda aumenta muito. Pois com isso, é reduzido em muito o tempo de deslocamento do técnico (montador) entre um cliente e outro ou para consultar sua agenda de tarefas diárias na sede ou subsede da empresa.
ferramenta (sistema) ideal também deve ter uma pesquisa de satisfação do cliente para que problemas ocorridos em atendimentos possam ser relatados e posteriormente tomadas ações corretivas em cima destes problemas pontuais.
Com uma ferramenta (sistema) com estas funcionalidades e uma equipe técnica de valor, as grandes empresas do mercado varejista vem diferenciando seus produtos e agregando valor aos mesmos. Sem dúvida nenhuma, um dos grandes diferenciais destas ferramentas (sistemas) são os acessos aos dados através decelular ou smartphone ou aparelho mobile.  Com isso, cada dia mais as empresas do mercado varejista vem fidelizando seus clientes.
Fonte: Diego André Bassani Ferri

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