Compartilhe!

Home , � Palestra sobre democratização do comércio eletrônico

Palestra sobre democratização do comércio eletrônico

A 5ª Tec-E-Inova encerrou na noite de ontem, no Campus Ijuí, com a realização do Ciclo de Estudos da Administração (Cidead), evento desenvolvido por um conjunto de instituições, dentre as quais o Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC/UNIJUÍ) e o Conselho Regional de Administração (CRA/RS). O ponto alto foi a palestra da noite, com o tema “MercadoLivre – Democratizando o Comércio Eletrônico na América Latina”, a cargo de Flávia Marcon, responsável pela coordenação do programa de Desenvolvimento de Melhores Vendedores do site no Brasil, bem como pela criação contínua de conteúdo destinado à formação de novos empreendedores virtuais, além de ser coordenadora da Universidade Mercadolivre.

Flávia Marcon destacou que o Mercado Livre é uma empresa de tecnologia que oferece soluções de comércio eletrônico, onde usuários podem comprar, vender e pagar. Surgiu como um site de leilões, hoje, no entanto, 95% dos produtos são vendidos a preço fixo, sendo 80% produtos novos e 20% usados. A palestrante destacou também que a empresa democratizou o comércio eletrônico pelo acesso gratuito e fácil, pela ausência de custos fixos para começar a vender e com a oferta de uma plataforma de pagamentos online.

Embora a maioria dos empreendedores seja de pequeno e médio porte, nestes 12 anos de existência da empresa, muitos se tornaram grandes empreendedores. “O Mercado Livre é considerado um celeiro de empreendedores”, destacou Flávia Marcon, acrescentando que hoje é considerado como a principal fonte de renda para mais de 52 mil famílias na América Latina.

O Cidead também contou com a presença do diretor de Relações Governamentais do Mercado Livre, Ricardo Santiago, que apresentou alguns dados sobre o cenário do comércio eletrônico e sobre a democratização deste meio, que somente no primeiro semestre de 2011, movimentou R$ 8,4 bilhões no Brasil, dado que ao final do ano deverá chegar a R$ 18,7 bilhões. “O Mercado Livre figura entre os oito principais sites de comércio eletrônico mais visitados no mundo, estando em primeiro lugar na América Latina”, destacou. No primeiro semestre deste ano, foram 58,4 milhões de usuários cadastrados; 22,5 milhões de produtos comercializados, com um volume de comercialização de 2 bilhões de dólares, e um lucro líquido de 28, 9 milhões de dólares. Além do Brasil, a empresa está presente na Argentina, México, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Chile, Equador, Peru, Costa Rica, República Dominicana, Panamá e Portugal.

Dia da Gestão Empreendedora

A quinta-feira marcou o Dia Temático da Gestão Empreendedora na Tec-E-Inova – Feira de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação, desenvolvida no Campus da UNIJUÌ desde a segunda-feira. À tarde, foi realizado o Fórum do Conselho Municipal de Ciência, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação (COMCETI). O Cidead foi aberto às 17h30, com o I Encontro Temático de Marketing: Marketing Digital como Estratégia de Relacionamento, com apresentação dos cases da Unimed Noroeste e da UNIJUÍ, e com a participação de Luciano Teixeira, da San Internet.

A UNIJUÍ esteve representada pela Gerente da Coordenadoria de Marketing, Márcia Almeida, e pelos integrantes da Unidade de Mídia Digital, Estela Hoffmann e Maiquel Kelm, que apresentaram um pouco da experiência da Universidade com o marketing digital, área ainda desconhecida para muitas empresas. Considerando que o trabalho passa a ser idealizado estrategicamente para o ambiente virtual, abrindo diversas possibilidades de interação e uma nova forma de relacionamento com os públicos, foi realizado este encontro, com o objetivo de discutir, a partir dos exemplos exibidos, o que vem sendo realizado na região nesta área e quais as alternativas para promover com excelência as atividades, além de buscar novas ferramentas de relacionamento com o público.