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Básico de Comércio Eletrônico (E-Commerce) - Parte I


Olá, a partir de hoje, após vários pedidos de clientes e amigos, eu inicio uma série de artigos onde vou começar tudo de novo, vamos do básico, a vantagem é que os conceitos foram aprimorados e agora vivemos em uma fase onde a internet já está mais madura, mas chega de papo e vamos ao que interessa:

O que é Comércio Eletrônico ?

O Comércio Eletrônico é um tipo de transação comercial, onde se vende e se compra algo, que se utiliza um equipamento ou meio eletrônico como plataforma do processo, ou seja, se eu te mandar meu catálogo de produtos por fax e, após escolher, você me enviar outro fax com o pedido isso já é um exemplo de comércio eletônico; o uso do telefone, televisão, celular também são outros exemplos, porém nosso foco é um tipo especial de comércio eletônico: o i-commerce

O I-Commerce é um tipo de comércio eletrônico onde o meio é a Internet, e na verdade foi a internet que alavancou esse tipo de negócio e trouxe a tona toda esta discussão: segurança, meios de pagamento, webmarketing, suporte técnico, canais de atendimento, mídias sociais, design, fotografia, logistica, vitrine virtual, SEO, CRM e muito mais. 


Um dos elementos mais importantes é a plataforma ou loja virtual propriamente dita, ela é a ferramenta que interage diretamente com o seu cliente em todos os momentos da venda, apresenta os produtos, detalha aquele que foi escolhido, negocia os valores e a forma de pagamento, calcula o frete, finaliza o pedido, efetua a cobrança, avisa aos envolvidos sobre a nova transação efetuada e fica a disposição para rastrear o produto caso o cliente pergunte.


Se a sua loja não executa estes passos básicos é melhor procurar outra porque na dinâmica diária não existe espaço para controles paralelos em planilhas excel ou agendas escritas, e isso é uma dica que deixo por aqui: se você "se pegar" criando uma planilha para controlar algo, procure saber se esta função não pode ser realizada pelo sistema.

Bom, a mensagem final é que para se iniciar uma loja virtual é preciso planejamento, estudo, testes e uma equipe multi-diciplinar senão o retorno do seu investimento não será satisfatório e você vai colocar a culpa no mercado, na falta de segurança, nos meios de pagamento e outras coisas mais, fique atento, não há espaço para amadores mais.

Grande abraço e até o próximo artigo.

Roberto Oliveira é escritor e palestrante especialista em Comércio Eletrônico, Projetos Tecnológicos e desenvolvimento web há 15 anos.


Possui experiência na condução de consultorias no eixo RJ/SP para grandes e médias empresas. É sócio-diretor do IFED e ConceitoHost, duas empresas de sucesso no mercado de Internet, blogueiro no Jornal do E-Commerce e autor do livro "E-Commerce na Pratica". twitter: @varejovirtual