Compartilhe!

Home � � Centro de arbitragem online vai resolver conflitos de comércio eletrônico

Centro de arbitragem online vai resolver conflitos de comércio eletrônico

Um novo centro de arbitragem online vai resolver litígios resultantes de trocas comerciais via Internet. A DECO prevê que esteja disponível ao público dentro de um mês.

Os conflitos entre consumidores e empresas de comércio electrónico vão passar a ser resolvidos através do Centro de Informação, Mediação e Arbitragem do Comércio Electrónico (CIMACE).

O CIMACE tem como finalidade a resolução de litígios emergentes das relações de comércio por via electrónica que ocorram entre fornecedores e consumidores, conforme explica ao JPN Filipe Fontoura, adjunto do secretário-geral da DECO.

O centro de arbitragem terá, igualmente, a função de prestar esclarecimentos quando solicitados pelas pessoas. Com este serviço, as pessoas estarão mais informadas "sobre os direitos que lhes assistem numa compra" pela Internet e "sobre a segurança do pagamento online", adianta Filipe Fontoura. Com este sistema, pretende-se evitar quer cheguem mais acções aos tribunais judiciais, uma vez que permite aos consumidores "o acesso à justiça" em primeira mão.

Esta ferramenta destina-se, sobretudo, a casos em que estejam em causa pequenos montantes e em que as pessoas raramente recorrem aos tribunais. Através deste sistema, "os consumidores que se sintam lesados têm uma forma de recorrer a um processo com força judicial para fazer valer os seus direitos". Filipe Fontoura acrescenta, ainda, que estes processos são "mais céleres e com um custo muito mais baixo".

Este centro de arbitragem é o primeiro completamente virtual e o único preparado para ser utilizado por pessoas com incapacidade visual. O CIMACE vai funcionar tendo por base as novas tecnologias de informação, pelo que basta dispor de um computador com ligação à Internet e de uma webcam para começar a resolver o seu conflito.

Ao JPN, o adjunto do secretário-geral da DECO adianta que o CIMACE vai ter um conjunto de técnicos especialistas contratados para o efeito e prevê que esteja a funcionar dentro de um mês.

O CIMACE, apresentado esta terça-feira, resulta de um protocolo entre o Ministério da Justiça, através do Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios; a Associação Portuguesa Para a Defesa do Consumidor (DECO); a Associação de Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva (ACEPI) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED)

Tags: