Compartilhe!

Home � � Wide entrevista o leitor… Roberto Oliveira!

Wide entrevista o leitor… Roberto Oliveira!

O que levou você a gostar de trabalhar com web? Conte um pouco como foi o início dessa paixão e da sua carreira.
Roberto: Sou dos anos 80, não sei se me encaixo na geração X ou no inicio da Y, mas tenho um pouco das duas. Tive um MSX, CP500, TK 2000 e outros computadores da época e já me conectava a um BBS. Minha carreira tecnológica iniciou no meio escolar onde fui instrutor de WebDesign em várias escolas conceituadas no eixo RJ-SP e sempre trabalhando como autônomo, criando sites e sistemas web em PHP/Mysql.

Qual cargo você ocupa atualmente? Que tipo de atividade você desenvolve?
Roberto: Atualmente, participo de vários projetos: atuo em uma empresa multinacional como consultor de projetos tecnológicos, sou tutor do curso de e-commerce no Instituto de Formação de Empreendedores Digitais (IFED – www.ifed.com.br), responsável pelo blog jornaldoe-commerce.blogspot.com e moderador de várias comunidades de e-commerce. Em 2010, lancei meu livro "E-Commerce na Prática", onde coloco as informações da área em uma linguagem simples e direta, sempre visando o empreendedor iniciante. Também tenho formação de programador com ênfase em plataformas livres (Linux, PHP, Apache) e proprietárias (Windows, .NET, SqlServer).

Na sua opinião, quais as maiores dificuldades que os profissionais que trabalham com web encontram no Brasil? E como você vê o mercado digital brasileiro? Onde ele pode melhorar?
Roberto: Olha, as maiores dificuldades são:

* Empresários que ainda enxergam a tecnologia como um custo sem retorno;
* Falta de cursos altamente especializados;
* Medo que as pessoas têm de ter informações na nuvem ou fazer transações pela rede.

O mercado digital brasileiro é um dos mais promissores do mundo, temos muito que crescer e estamos melhorando nossa infraestrutura. Precisamos diminuir o valor dos acessos via celular para abrir mais este mercado aos nossos desenvolvedores, com certeza isso vai fomentar muito a nossa economia.

Qual a importância de se fazer presente através de perfis nas redes
sociais?
Roberto: Isso é primordial nos dias de hoje e no mundo dos negócios! Convido a todos a fazer uma reflexão: olhe para a sua história, lembre das suas conquistas do passado, do presente e outras que você espera fazer. Ninguém faz nada sozinho, dependemos de nosso networking, quanto maior a sua rede de relacionamentos maior a sua chance de alcançar objetivos. Muita gente fala que é o QI (quem indica), eu particularmente mantenho um perfil atualizado no LinkedIn, Facebook, Orkut, Twitter (@varejovirtual) e tenho meu blog que já vai fazer seis anos. Só cheguei onde estou porque consegui cultivar importantes amizades presenciais e virtuais.

Qual livro (ou artigo, links) você indicaria? Por quê?
Roberto: Eu indico como fonte de informações em tecnologia o site IMasters, onde escrevo. Lá, pessoas como nós, oferecem seus conhecimentos pelo prazer de poder compartilhar e ser útil a outras pessoas.

Um livro muito bom para se ler é "O Segredo de Luísa". Ele fornece várias noções de empreendedorismo que são muito importantes para todos que querem vender seu peixe.

O que você achou da revista Wide? Em relação à linha editorial da publicação, qual tipo de assunto desperta em você maior interesse?
Roberto: A revista está ótima e é leitura obrigatória para os profissionais da área tecnológica. Gosto muito das matérias sobre mídias sociais, e-commerce e as comparações entre as plataformas de desenvolvimento.

Quem quiser entrar em contato comigo ou mesmo me conhecer melhor, acesse http://meadiciona.com/robsjc. Agradeço pelo bate-papo e boa sorte a todos!

http://www.revistawide.com.br/




Tags: