Compartilhe!

Home � � Do supermercado à bolsa de valores, tudo pelo celular

Do supermercado à bolsa de valores, tudo pelo celular

Fazer as compras do supermercado, pesquisar preços nos sites de comércio eletrônico, realizar aplicações financeiras ou até mesmo ver as imagens de um imóvel à venda. A lista de ações que já podem ser realizadas por meio do smartphone, o celular com acesso à internet, é cada vez maior.

Esta semana, várias empresas lançaram aplicativos para este tipo de aparelho celular. A BM&F Bovespa, por exemplo, criou versões para iPhone e para smartphones e tablets com sistema Android. O software permite ao investidor acompanhar a movimentação da Bolsa de Valores em tempo real e a cotação das ações. "A pessoa vai poder montar a sua carteira de ações e acompanhar como elas estão, ver as notícias, os gráficos das ações, do índice. O objetivo é que o investidor acompanhe a Bolsa de onde estiver, principalmente para quem está sempre em deslocamento", explica a gerente de internet da instituição, Renata Martins.

A versão para iPad foi lançada pela BM&FBovespa em novembro e, até agora, já foram feitos 17 mil downloads, informa Renata. De acordo com a gerente, os novos produtos e atualizações estarão disponíveis conforme a demanda dos usuários. "Os comentários das redes sociais e nas lojas de aplicativo vão definir os novos produtos. Foi assim com o QR Code para o Android, programa que permite que a transmissão de dados seja feita apenas com a aproximação do smartphone à tela do computador.

Foi um pedido dos usuários", conta Renata. Ela explica que os aplicativos da BM&F Bovespa são todos gratuitos. O Grupo Pão de Açúcar também lançou esta semana um aplicativo gratuito. O programa permite aos consumidores que tenham celulares com sistema operacional Android acessem o site do Ponto Frio e façam pesquisa de produtos e preços. Ele poderá comparar preços de lojas físicas com o que é oferecido na internet. E se quiser comprar, o aplicativo o direciona automaticamente para o teleatendimento.

Nas próximas semanas os sites do Extra e da Casas Bahia também oferecerão o benefício, que será estendido aos usuários de iPhone. Desde o ano passado, clientes do supermercado Pão de Açúcar, do mesmo grupo, têm à disposição um aplicativo que permite a realização de compras por meio de celulares com sistema Windows Mobile, BlackBerry e iPhone. O consumidor seleciona produtos, paga e solicita a entrega. Quem procura um imóvel para comprar pode conhecer empreendimentos por meio do smartphone.

A Tecnisa e a Gafisa têm aplicativos que permitem ao usuário conferir imagens das unidades disponíveis e obter mais detalhes sobre o imóvel. Com ambos os programas é possível agendar um horário com o corretor ou conversar com ele online para obter todas as informações.

Já os clientes da corretora Spinelli que queiram operar na Bolsa via homebroker podem baixar o aplicativo e fazer pedidos de compra e venda de ações. "É possível acompanhar gráficos, análises, emitir ordens via aparelhos móveis; 10% dos nossos clientes já usam o sistema. É uma ferramenta de conveniência, de urgência", diz Rodrigo Puga, responsável pela área de homebroker da corretora. A mensalidade do serviço é de R$ 40.



Tags: