O e-commerce cresce ano a ano, mas ainda há problemas de logística que acabam afetando o consumidor, que se vê frustrado por não ter o produto comprado no prazo acordado. Os números do Procon podem comprovar isso. Em um ano as reclamações sobre o não cumprimento de prazo de entrega de compras online cresceu 67% — passou de 9, em 2009, para 27 neste ano. "É um caso de não cumprimento de oferta e o consumidor tem o direito de desistir da compra e o dinheiro deve ser devolvido imediatamente", explica a advogada do Procon, Claudia Silvano, que ainda acrescenta que o consumidor pode mais tarde entrar com uma ação indenizatória.
Compradoras assíduas das lojas virtuais, as consumidoras de Curitiba Josianne Coutinho e Cristiane Freire Feliz se viram frustradas neste Natal. Apesar de terem escolhidos dois sites grandes e que tem lojas físicas, as compras feitas no final de novembro e início de dezembro podem não chegar antes do dia 25 de dezembro. Elas afirmaram a reportagem que compram pela internet há anos, mas dessa vez, confessam ter se arrependido de confiar na tecnologia, apesar de terem recorrido a grandes lojas, como Wal Mart e Carrefour.
No caso de Josianne a compra de uma bicicleta ergométrica como presente de Natal, realizada no dia 9 de dezembro, paga com boleto bancário e com previsão de entrega para o dia 20 de dezembro, corre o risco de chegar apenas depois da data, segundo as informações passadas pelo atendente, que ainda confirmou dificuldades do grupo em cumprir os prazos de entrega neste Natal em virtude de grande demanda, conforme relata Josianne.
"Um dia antes do prazo estabelecido, eles me ligaram e disseram que não tinham como garantir da entrega do produto antes do dia 27 de dezembro para a algumas cidades", conta. "Mas o que me deixou mais revoltada, foi entrar no site de compras do Wal Mart e ver em um banner que a empresa prometia a entrega antes do Natal para várias cidades, entre elas e com destaque Curitiba, e isso no dia 20, ou seja, na segunda-feira", disse.
Em contato com a assessoria de imprensa do grupo, a informação foi de que o caso seria apurado. No mesmo dia, o responsável pela parte de e-commerce do Wal Mart entrou em contato com a consumidora e prometeu a entrega do produto para o dia 23, ou seja, hoje. No entanto, a publicidade da oferta de que as compras chegariam até o Natal foi mantida durante toda à tarde desta segunda-feira.