Dica 1: o valor de uma ideia é próximo de zero
Muitos empreendedores descobrem oportunidades interessantes para montarem um novo negócio, e por isso tentam manter sua ideia o mais secreta possível. Quando alguém pergunta sobre ela, a resposta é "Ainda não posso contar. Se eu contar, qualquer um pode copiá-la e eu perderei minha vantagem". Aprenda então a lição número um: quanto menos você falar sobre sua ideia, menores suas chances de sucesso.
Assim como você, dez ou mais pessoas em vários cantos do mundo podem ter a mesma ideia - e ao mesmo tempo. O que importa são três coisas: os passos a serem seguidos a partir dela, se você é o empreendedor certo para realizá-la, e quais os conceitos chave para torná-la escalável. Por isso, tente primeiro testar sua ideia com o máximo de pessoas próximas a você. Depois, procure indicações de pessoas que entendam do mercado ou necessidade que sua ideia se propõe a resolver. Explique também às pessoas que serão seus futuros clientes. Quanto mais feedback você tiver, mais desenvolverá sua ideia original.
E sim, existe o risco de alguém copiar ou roubar sua ideia - o que importa é como você gerencia esse risco. O filme "A Rede Social", que será lançado no Brasil em dezembro, traz um exemplo interessante. Trata-se de uma ficção baseada na criação do Facebook, e retrata que Mark Zuckerberg - hoje, o bilionário mais jovem do mundo - foi o programador chamado por outros empreendedores para criar uma rede social de estudantes. O filme alega que Zuckerberg quebrou o acordo verbal com os idealizadores, melhorou muito a ideia e passou a desenvolvê-la em proveito próprio. Se esses acontecimentos forem reais, ele foi no mínimo anti-ético - mas duas coisas ficam claras: que os empreendedores originais não tiveram uma visão tão boa quanto Zuckerberg sobre o problema, e que se esqueceram de assinar um contrato para impedir que o CEO do atual Facebook usasse a ideia original em seu favor. O filme mostra claramente que para uma startup, a execução é tudo.
Dica 2: defina seu objetivo - empresa ou startup
Após definir sua ideia inicial e ter feedback sobre ela, é necessário entender se ela se transformará em uma micro-empresa ou uma startup. Veja bem: não há nada de errado em se ter um lifestyle-business, ou seja, uma empresa que irá dar a você e sua família com um excelente padrão de vida por vários anos. Mas se você aprendeu bem o que é uma startup, precisa de algo que dará um retorno dez, cem, mil ou mais vezes maior do que foi investido. Por isso, pense bem se você está empreendendo pelas razões certas e com suas expectativas alinhadas.
Dica 3: fuja do efeito manada
A pior hora para se comprar ações é quando todos estão comprando, e isso pode fazer o preço da ação subir em razão da alta demanda. Assim como na bolsa de valores, fuja do efeito manada: você pode até começar uma pequena empresa copiando uma ideia promissora que já apareceu em vários lugares... mas para começar uma startup, essa é a pior estratégia possível. Há alguns anos, o efeito manada criou milhares de redes sociais de nicho - para adolescentes, advogados, entre outros - e todas deram errado. Em 2010, o mesmo comportamento gerou dezenas de sites de compra coletiva, e poucos irão dominar esse mercado.
Pense da seguinte forma: o foco da sua startup deve ser lançar a tendência, e não copiá-la. Caso decida copiar algo existente, lembre-se que você poderá criar um lifestyle-business e não uma startup. Você está atrás de inovação e um mercado gigante, e não pequenas diferenciações de coisas que já existem.
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Quais são os passos necessários para criar uma startup?
Posted by Roberto Oliveira on 9:50 AM //