Às vésperas do Natal, a demanda por produtos dos sites de comércio eletrônico desafia os sistemas tecnológicos e a capacidade logística dos varejistas on-line.
Segundo reclamações encaminhadas à Folha, atraso na entrega, problemas na confirmação de pagamento e compras canceladas sem a solicitação do comprador são alguns dos principais problemas enfrentados.
Entre os sites mais afetados, estão Submarino e Americanas.com, ambos da B2W.
O paulista José Felipe Buzeto, 27, enfrentou dificuldades para comprar uma TV de 32 polegadas por R$ 899.
Em contato com três canais de atendimento do Submarino, foi informado de que o produto estava esgotado, de que o pagamento não havia sido confirmado e de que tinha solicitado o cancelamento da compra.
Problemas como o de Buzeto motivaram a discussão em um fórum com centenas de comentários.
Questionado, o Submarino informou em nota que "problemas pontuais podem ocorrer, mas a empresa está preparada para ações corretivas imediatas de forma a minimizar quaisquer transtornos a seus clientes".
Atraso na entrega é a principal queixa sobre a Americanas.com. Segundo o site Reclame Aqui, 67% dos problemas registrados na sexta-feira passada atestavam descumprimento do prazo.
A Americanas.com divulgou uma nota afirmando que investe em melhorias no sistema e que "todos os transtornos serão prontamente contornados".
Segundo especialistas ouvidos pela Folha, a demanda do comércio virtual neste ano superou as expectativas de varejistas como a Americanas.com, que processa cerca de 100 mil transações por dia. Espera-se que o comércio eletrônico fature cerca de R$ 15 bilhões no ano.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/--
Roberto Oliveira
"A oportunidade é um cavalo sem rabo, se deixar passar não tem como puxa-la de volta"
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