Compartilhe!

Home � � Compras Coletivas: O novo sucesso do comércio eletrônico no Brasil

Compras Coletivas: O novo sucesso do comércio eletrônico no Brasil

Os sites de compras coletivas chegaram mesmo para ficar. Diariamente cresce o número de pessoas que se rendem às promoções oferecidas por portais como Peixe Urbano, ClickOn e GroupOn. De olho neste crescente mercado consumidor e para pegar carona no sucesso, outros empreendedores começam a entrar no negócio. É difícil dizer que público usa mais o comércio das compras coletivas, pois ainda é um fenômeno recente no Brasil, mas dá para perceber que esta nova forma de vender utiliza, principalmente, as redes sociais para divulgar as ofertas e consegue atingir em cheio os usuários do Twitter, Orkut e Facebook. Quando acessamos o Orkut, por exemplo, é fácil perceber propagandas no perfil oferecendo um rodízio de sushi ou produtos de beleza. Esta é outra característica dos sites de compras coletivas: gastronomia e estética são as promoções mais comuns. Na já grande variedade de sites existentes, os mais empolgados acabam se cadastrando em todos na busca da melhor oferta.

A universitária Claudenize Galvão, 20, fez cadastro em três sites de compras coletivas. Ela descobriu através de um amigo da faculdade, que já tinha descoberto através de outro amigo. Pelos cálculos, a estudante lembra que já realizou seis compras. "O que mais eles divulgam são lugares para comer, como pizzarias e restaurantes. O que me atrai mais nestas promoções são os serviços de beleza", disse. Além dos serviços oferecidos, Claudenize vê nas ofertas uma oportunidade para se divertir, também. "Eu tenho a oportunidade de conhecer os lugares pagando menos", falou.

O casal Chailline Azevedo, 20, e Charles Bezerra, 29, também se rendeu às compras coletivas. Eles têm cadastro em três sites e aproveitam as promoções para presentear um ao outro. "Compramos um cupom de um prato de sushi e nos presenteamos", contou Chailline.

A diretora de comunicação do Peixe Urbano, Letícia Leite, reforça a observação feita pela estudante que Recife é uma cidade onde gastronomia tem grande destaque. "Nós fizemos uma promoção de sushi que colocamos no domingo e no próprio dia ela se esgotou", contou. O portal foi o primeiro site brasileiro de compras coletivas. No Recife, ele estreou no dia 23 de julho deste ano. No último dia 15 de outubro o Peixe Urbano chegou simul­taneamente em mais quatro cidades: Santos, Natal, Caxias do Sul e São José dos Campos. Em agosto, o Peixe Urbano ultrapassou a marca de um milhão de usuários.

O ClickOn, outro site de compras coletivas, também teve destaque com promoção gastronômica. "Tivemos muito sucesso com a oferta da Applebee's. Vendemos mais de dois mil cupons", falou o presidente do portal, Marcelo Macedo. O ClickOn também tem mais de um  milhão de usuários cadastrados. Junto com gastronomia, os serviços mais procurados são entretenimento (cinema, teatro, viagens) e bem-estar (spa, massagem, estética).

O Clube Urbano é o site brasileiro do portal norte-americano Groupon, pioneiro no e-commerce. O portal está presente há três meses no Brasil e também existe em 26 países. O diretor de operação do Clube Urbano, Daniel Funis, observa que Recife tem semelhanças com o Sul na procura de ofertas. "Percebemos que a cidade é muito em linha com o que é ofertado na região Sul: entretenimento, gastronomia e beleza", disse. Em todo o mundo, o Groupon contabiliza mais de 18 milhões de pessoas cadastradas.

De acordo com o relatório do Ibope Nielsen, sete meses após a estreia deste novo segmente de comércio eletrônico no Brasil, os sites de compras coletivas já atraem 4,5 milhões de usuários. Em setembro, a audiência somada destes sites apresentou um crescimento de 25% em relação ao mês de agosto. De acordo com o Ibope, o Peixe Urbano já é mais acessado do que sites tradicionais de comércio eletrônico, como Casas Bahia e Ricardo Eletro.

Fonte: http://www.folhape.com.br

Tags: