Compartilhe!

Home � � O consumo na classe média

O consumo na classe média

Pesquisa realizada pelo Ibope Mídia ouviu cerca de 20 mil pessoas com renda entre R$ 600 e R$ 2.099, faixa salarial considerada como a nova classe média brasileira. A classe C representa hoje mais da metade da população brasileira, aproximadamente 100 milhões de pessoas.

Há um otimismo em relação à economia para 84% do universo pesquisado, e 61% declararam não gostar de ter dívidas: a opção pelo parcelamento é uma necessidade. Mais informações sobre hábitos de consumo: na hora de comprar, a preferência é por lojas de ruas em vez de shoppings.

É interessante observamos que, segundo a pesquisa, a internet ainda não é vista como um meio para fazer compras, apesar de 45% já possuírem cartão de crédito, o que permitiria as transações online. Para esse público, a função principal da internet é ser um ponto de encontro, em vez de mídia, e o acesso à rede por lan house é bastante expressivo, de acordo com o Ibope Mídia.

A partir desses dados, podemos analisar que existe um potencial de consumo ainda alheio ao comércio eletrônico. Se considerarmos que a web pode oferecer produtos a preços mais competitivos e acesso a itens recém-lançados, mesmo a quem vive em regiões distantes dos grandes centros urbanos, poderíamos esperar um incremento no uso da web como vitrine virtual e como meio de adquirir produtos.

Outro dado da pesquisa mostra um expressivo acesso à internet por lan houses, indicando que ainda faltam computadores conectados à rede em muitos lares brasileiros. É uma evidência da necessidade de expansão da banda larga, um desafio para um país de dimensões continentais e com planos de execução já anunciados pelo governo federal.

Paralelamente, ganha força a tendência do acesso à web pelos smartphones, considerando que hoje há cerca de 185 milhões de celulares e cerca de 67 milhões de internautas. As antenas tornaram o mobile mais acessível, e o próximo passo será fazer caber as vitrines dos sites nos visores dos smartphones.



--
Roberto Oliveira
"A questão não é se diferenciar da multidão. A questão é o que você está fazendo no meio da multidão.!"

Tags: