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Lojas Riachuelo economizam 60% de banda de rede graças à tecnologia F5 Networks

Além do ganho em compressão de dados, gigante do varejo com  112 unidades espalhadas por todo o Brasil usa o BIG-IP para garantir a qualidade do serviço das aplicações de negócio que rodam em ambiente distribuído; sistemas têm tempo de resposta reduzido em até 60%

 

A rede Riachuelo pertence ao grupo Guararapes e, em 2009, faturou R$ 2,4 bilhões de reais. A cada ano, esta empresa conquista entre 1 milhão e 1,5 milhão de novos clientes; hoje, somente em clientes cadastrados, conta com mais de 13 milhões de pessoas em sua base de dados. Este crescimento é baseado nas vendas em lojas – 112 unidades espalhadas por todo o Brasil – de moda de confecções, além de produtos para cama, mesa, banho e calçados. Esta rede diferencia-se por manter uma estrutura verticalizada em que a Riachuelo é a única cliente de todo um universo que reúne financiadora, fábricas, centros de distribuição e Call Center. "Desenvolvemos e produzidos sem depender de outras empresas", resume Rubens Serrano Muchao, gerente de tecnologia da Riachuelo.

 

2010 será, para esta gigante, a data em que a gestão de TI e Telecom destes ambientes múltiplos e instalados em vários pontos do Brasil passará a acontecer de forma unificada, a partir do data center da empresa em Santana, São Paulo. Para atingir este objetivo e garantir que a rede corporativa da empresa dará conta de todo o tráfego de dados de um universo com cerca de  5 mil usuários (número que inclui os PDVs) , a Riachuelo está trabalhando com a solução Big-IP, da F5 Networks; esta plataforma foi implementada na empresa por meio de serviços providos pela IPconnection.

 

Com a entrada em cena desta tecnologia, a Riachuelo conquistou 60% de redução de uso de banda; segundo Serrano, o mesmo ganho se aplica ao tempo de resposta das aplicações da empresa. "Há uma equivalência entre o uso da banda e a velocidade da aplicação", comenta o executivo. "Por isso conseguimos reduzir o tempo de resposta dos nossos sistemas em até 60%".

 

Estratégias como estas ajudam o time de TI e Telecom da Riachuelo a garantir a oferta de serviços a um universo que envolve 112 lojas, a Midway, o braço de finanças do grupo, três centros de distribuição localizados em Guarulhos, Natal e Manaus e duas plantas fabris  instaladas em Fortaleza e Natal  – mesmo local onde opera o Call Center que, hoje, reúne mais de 1.200 funcionários. No centro de todo este universo está o data center da empresa.

 

Aplicações baseadas em tecnologia Web

 

A grande preocupação do time de Serrano era equacionar a infraestrutura de telecomunicações de modo a garantir a qualidade de serviços dos principais sistemas de negócios da empresa. Aplicações missão crítica são responsáveis pela efetivação da venda nas lojas, além de coordenarem toda a produção nas fábricas e a logística nos centros de distribuição. "Por trabalharmos principalmente com aplicações baseadas em tecnologia Web, em que o processamento de dados acontece de modo distribuído, reunindo informações obtidas  em sites distantes,  foi  fundamental redimensionar nossa rede para o novo momento da companhia", diz Serrano. "A performance das páginas dinâmicas sofre um impacto direto da oferta de banda". Outro ponto importante era conseguir mais espaço na banda para um novo tipo de serviço que está entrando no universo Riachuelo/Guararapes: a videoconferência. A solução F5 Networks utilizada especificamente para garantir o delivery das aplicações Web é o BIG-IP Web Accelerator.

 

Hoje, na Riachuelo, uma das aplicações principais é o SICC (Sistema de cartões de crédito). "O SICC é a espinha dorsal dos processos da Midway, o braço de serviços de financiamento do grupo", explica Serrano. Em 2010, o SICC ganhou ainda mais complexidade e importância pelo fato da Riachuelo ter passado a  processar também as bandeiras de cartões de crédito Visa e Mastercard.

 

Outra aplicação estratégica e que tem que ficar sempre disponível é o sistema de RH. Durante muito tempo rodando em mainframe, esta aplicação agora é baseada em Web. Estas e outras aplicações representam o coração dos processos de negócios do ecossistema lojas Riachuelo, Midway, centros de distribuição, fábricas de confecções e Call Center.

 

Gestão de TIC acontece com recursos e pessoal interno

 

Trabalhando há 20 anos na Riachuelo e há 35 anos no mercado, Serrano montou toda uma estrutura de hardware, software e serviços de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) para dar conta destes desafios. "Optamos por realizar a gestão de nosso ambiente com recursos e pessoal interno; todos os equipamentos utilizados na Riachuelo são da própria empresa e o sistema de gerenciamento de todo o ambiente foi desenvolvido dentro de casa". Segundo o executivo, uma equipe monitora o tráfego e o comportamento da rede 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. "A alta disponibilidade não fica limitada ao horário comercial; muitos jobs são processados também durante a noite, nos fins-de-semana e em feriados".  Os gestores da rede trabalham com uma aplicação própria em que um dashboard (painel de controle) informa tudo o que está se passando na rede; alertas em cores e mensagens apontam para o que deve ser feito para garantir a continuidade dos negócios.

 

Os dois equipamentos Big-IP foram instalados na Riachuelo dentro do data center, entre os roteadores Cisco e os servidores IBM. Este serviço foi executado pela IPconnection, parceira da F5 Networks Brasil. "Essa equipe realizou o trabalho rapidamente; a fase de ajuste fino do ambiente – algo que envolve muitos detalhes – levou algumas semanas", explica Serrano. A IPconnection atuou no projeto desde a fase de POC (prova de conceito). "A equipe IPconnection cumpriu os prazos e os desafios do projeto; merece destaque, também, a flexibilidade deste time na fase de negociação deste contrato".

 

Cautelosa, a Riachuelo optou por, além de adquirir os dois sistemas redundantes Big-IP, ampliar a banda contratada junto à Embratel e à Telefônica. "Com a soma deste crescimento de banda à tecnologia F5, esperamos ficar no mínimo um ano sem ter de realizar novas negociações com as operadoras de telecomunicações". 

 

Para Serrano, há uma diferença clara entre a estratégia de garantir a oferta de banda pela renegociação de contratos com operadoras de telecomunicações e a estratégia de conquistar mais banda por meio da tecnologia F5 de compressão de dados. "Tudo o que pagamos às operadoras de telecomunicações é um passivo, enquanto os dois equipamentos Big-IP são ativos do data center Riachuelo", resume.

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