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Empresa de cosmético lança franquia virtual

A rede de franquias Antídoto, especializada na venda de cosméticos para corpo e cabelo, acaba de lançar um conceito diferente dentro do franchising: a franquia virtual. A empresa, que tem 130 lojas físicas em 17 estados brasileiros e faturou R$ 40 milhões em 2009, agora oferece aos franqueados a opção de vender também pela internet. "Percebemos que o nosso faturamento com as vendas virtuais estava crescendo muito e resolvemos compartilhar esse ganho com os franqueados", afirma Ana Glória Dias da Silva, sócia da Antídoto. Funciona assim. O cliente entra no site da empresa e ao decidir comprar um produto coloca seu CEP. A partir desse momento, o consumidor é redirecionado para a loja virtual do franqueado, que atende aquela determinada região. Esse espaço na internet é do franqueado e ele pode fazer ali as suas promoções, bem como dar destaque para o produto que achar mais interessante. "Ganha o cliente, porque paga menos frete e tem a entrega mais rápida, e ganha o franqueado, que tem mais um ponto de venda", diz Ana Glória.

Todos os franqueados da Antídoto que já têm uma loja física ganharão também a loja virtual. Já para os novos franqueados da rede existe a opção de escolher pela loja física com a virtual ou só a virtual. Nesse último caso, o valor do investimento inicial é menor e fica em R$ 19.900, o que inclui R$ 10 mil em produtos. Nesse modelo, não há custo com aluguel do ponto, reformas ou funcionários. "O empreendedor pode começar de casa, se quiser", diz Ana Glória.

No mercado desde 1999, a Antídoto espera continuar expandindo os negócios também por meio das lojas físicas e busca franqueados em todas as regiões do país. Em dois anos, a expectativa é chegar a 200 lojas.

Quanto custa ter uma franquia da Antídoto

Investimento Inicial: 
R$ 19.900 (loja virtual); R$ 50 mil (quiosque); R$ 72 mil (loja física)
Taxa de franquia: R$ 5 mil (quiosque) e R$ 8 mil (loja)
Estoque inicial: 
R$ 10 mil (loja virtual); R$ 9 mil (quiosque); R$ 19 mil (loja física)
Taxa de royalties: não cobra
Taxa de publicidade: 5% sobre o valor das compras
Capital de giro: de 3 a 5 vezes o valor das despesas fixas
Margem de lucro sugerida:  

de 20% a 30% sobre o faturamento bruto
Número de funcionários: de 2 a 5
Prazo médio de retorno: de 18 a 24 meses
Área de loja: 5 m2 (quiosque) e 30 m2 (loja física)

Fonte: Antídoto

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