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Dicas de sucesso para quem deseja ingressar no e-commerce

Os números sobre o comércio eletrônico  no Brasil são cada vez mais positivos. Em 2009, o faturamento do e-commerce foi de R$ 10,6 bilhões, segundo levantamento da consultoria e-bit.


Ainda de acordo com a entidade, para esse ano a projeção é de  um crescimento de 30%, com o mercado virtual fechando 2010 com um faturamento de R$ 13,6 bilhoẽs. Atenta a esse segmento, a Eletrônica Santana, desde 2004, aposta no potencial do e-commerce, e sua loja virtual se tornou o principal foco das operações da empresa.

Além de contar com a experiência de 46 anos no varejo de produtos e componentes eletroeletrônicos, a Eletrônica Santana também abraçou o espírito de renovação do seu diretor comercial e de marketing, Rubens Branchini Martins. As ações do executivo têm ajudado a consolidar o nome da empresa, bem como a expandir seus negócios que, além das lojas física e virtual, também abrangem soluções corporativas em telecom, informática e segurança. "Atualmente, a Eletrônica Santana é referência no e-commerce, sendo, inclusive, citada como case de sucesso pelo Google. Também venho sendo convidado a ministrar palestras sobre comércio eletrônico focado em micro e pequenas empresas. Já participei de seminários promovidos pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pela Exame PME", completa o diretor.

Martins também dá algumas dicas para quem deseja investir no e-commerce e destaca que com um capital não muito grande é possível iniciar um bom negócio na rede.

Confira as dicas do diretor:

- Escolha uma boa plataforma de e-commerce, que tenha apresentação atraente e fácil navegabilidade;

- Ofereça em sua loja uma linha variada de produtos com todas as especificações de cada item;

- Desenvolva campanhas on-line e insira sua loja em sites de busca;

- Dê ao cliente a opção de escolher a forma preferida de pagamento (cartão, boleto ou depósito bancário);

- Mostre que seu site é de confiança, exibindo os selos que comprovam o  certificado de segurança de sua loja;

- Garanta um serviço de entrega rápido e eficiente;

- Mantenha um canal de suporte ao cliente no site.

Segundo Martins, essas dicas são apenas um primeiro passo para quem quer ser bem-sucedido no comércio eletrônico. "Além de observar esses ítens, é preciso manter-se atualizado sobre o mercado e estabelecer linhas de comunicação direta com os clientes", finaliza.

Sobre a Eletrônica Santana:

Fundada em 1964, a Eletrônica Santana surgiu para comercializar componentes eletrônicos e suprir as peças de manutenção de aparelhos enviados a lojas de assistência técnica da região, atuando de maneira semelhante às lojas da rua Santa Ifigênia, endereço de comércio especializado na venda de peças e equipamentos eletrônicos da cidade de São Paulo. A partir dos anos 90, com a abertura das importações no Brasil, a Eletrônica Santana, já tradicional no mercado, passou a vender produtos de alta tecnologia, integrantes de projetos de telecomunicações, áudio e vídeo e segurança eletrônica. Com o tempo, tornou-se também uma consultora de projetos e hoje seu foco principal da empresa é a comercialização de soluções corporativas de telecomunicações e segurança eletrônica. Para completar sua atuação, em 2003 a Eletrônica Santana lançou um site e deu início à sua loja virtual, que oferece cerca de dois mil produtos - de pilhas aos mais modernos sistemas de segurança eletrônica e telefonia - de variadas marcas como Alcatel-Lucent, Altec Lansing, Intelbras, Plantronics, Polycom, entre outras. Além disso, a empresa dispõe de uma equipe especializada, capaz de oferecer suporte técnico a diferentes produtos como headsets, áudio e vídeo conferência, câmeras, controles de acesso etc. Em 2008, pelo bom desempenho em vendas, a empresa ganhou, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio Revelação de Vendas oferecido pela Polycom e o Prêmio Destaque do Ano dado pela Intelbras. Atualmente a empresa possui uma sede própria com extensão de 1500 m², localizada no bairro de Santana, em São Paulo, e possui mais de 50 colaboradores. Entre seus clientes, estão Ambev, American Airlines, Banco Itaú, ESPM, Google, Microsoft, Samsung, entre outros. Mais informações podem ser obtidas em www.eletronicasantana.com.br. Sigam a Eletrônica Santana no Twitter: http://twitter.com/EletroSantana

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