Ferramentas gratuitas podem facilmente preencher as necessidades de monitoramento e analise de mídias sociais, a única tarefa que essas ferramentas ainda não oferecem é a classificação e o arquivamento de conversas, nos demais quesitos essas plataformas chegam a ser melhores que muitas ferramentas pagas. Abaixo segue uma lista com 5 serviços muito úteis para quem trabalha com mídias sociais.
Essa plataforma usa tecnologia semântica de busca para criar um índice de temas de acordo com palavras-chave. O Ellerdale funciona em tempo real e organiza os dados em feeds contínuos . O site recolhe e analisa dados e textos da Wikipédia, Freebase, Twitter, RSS feeds e página indexadas em mecanismo de buscas.
O itstrending segue a mesma semântica do Ellerdale, exceto que só analisa dados do Facebook.
A Collecta vasculha a rede em tempo real em busca dos mais recentes artigos de blogs, reportagens, tweets e comentários, e os exibe em uma cascata contínua.
Esta é uma ferramenta simples mas poderosa que pode medir a visibilidade de sua marca na web usando 32 indicadores.