Compartilhe!

Home � � Selo Internet Segura

Selo Internet Segura

O Movimento Internet Segura (MIS), comitê Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), e a  Associação Comercial de São Paulo (ACSP) anunciam o desenvolvimento de uma certificação com o objetivo de atestar o cumprimento de práticas seguras de pequenos e médios varejistas no comércio eletrônico. O Selo Internet Segura estabelece padrões mínimos de segurança técnica, operacional e jurídica.

Estima-se que atualmente existam cerca de 60 mil CNPJs diferentes vendendo pela Internet no Brasil, sem contar as transações feitas entre pessoas físicas por meio dos leilões virtuais.

De acordo com o Diretor Executivo da camara-e.net, Gerson Rolim, o Selo proporcionará a padronização de procedimentos, concedendo maior confiança ao e-consumidor no momento de fazer compras em sites de marcas menos conhecidas. 

"Com isso será possível impulsionar o empreendedorismo online, aumentar as vendas pela web e, consequentemente, fazer crescer o número de e-varejistas e de e-consumidores, capacitando a base empresarial do país para a prática de negócios eletrônicos seguros"

A coordenadora do MIS, Marinês Gomes, comenta: "O selo será uma referência para o consumidor que ao vê-lo, mesmo sem conhecer a marca do site, saberá que aquele vendedor atende a requisitos básicos como a comprovação da existência física da empresa, o compromisso com a privacidade dos dados e a responsabilidade ética no comércio eletrônico".

Segundo ela, a iniciativa soma-se ao lançamento, no ano passado, do Índice de Confiança do e-Consumidor e ao prêmio Internet Segura de Jornalismo, que já está em sua terceira edição.

"São ações práticas que o MIS tem desenvolvido como forma de ampliar o alcance de seus esforços para além do fornecimento de dicas de segurança. As empresas que fazem parte do comitê entendem que desta forma a contribuição para a formação de um ambiente saudável na internet se torna ainda mais eficaz", diz.

Gerson Rolim ressalta, ainda, o caráter institucional do selo como garantia de confiabilidade.

Segundo ele, a parceria une a entidade que representa o segmento virtual do comércio à maior representante do comércio tradicional de São Paulo que tem atuação nacional por meio de entidades coligadas.

 "Com isso temos todo o conhecimento da camara-e.net sobre as necessidades obrigatórias para uma atuação segura na internet e uma base de dados altamente qualificada para análises de risco de fraudes com o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo. São condições indispensáveis para o sucesso de um projeto como este e estão à nossa disposição", disse.

Após a assinatura do termo de cooperação, o Selo Internet Segura entrará na fase de detalhamento dos critérios para sua concessão.

Fonte: http://www.decisionreport.com.br

Tags: