Compartilhe!

Home � O que é Mobile Payment?

O que é Mobile Payment?

Mobile Payment é pagar usando o celular. Você substitui o cartão de crédito, cheque ou dinheiro vivo para utilizar apenas o seu aparelho de celular para confirmar uma compra. Existem várias maneiras de se explorar essa nova modalidade de pagamento e várias palavras "mágicas" como Online Wallets, Mobile Web Payment, Direct Mobile Billing, Premium SMS/USSD e etc, para explicar o futuro das suas transações monetárias.

Vamos lá, sem palavras máginas, vou citar dois exemplos que já estão no mercado aqui no Brasil, vamos começar com Oi Paggo.

Oi Paggo

Você informa para o vendedor o seu número de celular, ele informa o seu número no sistema que ele tem instalado no celular dele, informa o valor da compra que você quer fazer, você recebe uma mensagem (SMS) pedindo a confirmação da compra, você responde com outro SMS com a sua senha. Ambos recebem uma mensagem de confirmação da sua compra. A fatura com o valor da compra vem separada da sua conta de telefone. As mensagens (SMS) durante a operação são gratuitas.

WAPPA

Outro exemplo que temos no mercado é o WAPPA Táxi , que funciona da seguinte maneira, a cooperativa de táxi tem todos os taxistas cadastrados, o identificador de cada um é o seu próprio número de celular. Na hora de pagar, o cliente envia um SMS para a cooperativa com o ID do taxista, o valor da corrida e sua senha. Ambos recebem uma mensagem de confirmação do pagamento.

Por enquanto o serviço está disponível apenas para empresas. Mas é um exemplo já em funcionamento no mercado.

Divagando dos exemplos…

Os dois exemplos citados trabalham com o envio de SMS para pedido e confirmação de pagamento, porém acredito que o Mobile Payment está indo para outra direção, aposto muito na simples extensão do que já temos hoje na famosa "compra online", que entramos no site da loja, informamos nossos dados e compramos. É claro que para essa facilidade ir para um dispositivo móvel ela precisa de várias adaptações, precisamos encurtar as etapas da compra, até mesmo pela limitação de usabilidade do dispositivo móvel.

E esse tipo de pagamento pela "mobile web" vai ficar cada vez mais comum, pois acredito que a base de clientes que os e-commerce tem no "desktop", serão facilmente migrados para o mobile. Acredito que para alguns nichos de mercado, é mais questão de marketing sobre essas novas ferramentas, pois não vejo dificuldade de um cliente que já comprou naquela loja virtual, e um dia decidiu comprar aquele produto que tinha colocado na sua "lista de desejos, e para finalizar a compra ele só acessou a versão mobile web do e-commerce e confirmou o seu pedido.

Estamos falando de ampliar o poder de venda e fidelização do cliente no seu e-commerce. Poderia ir um pouco além nos meus exemplos, mas vou finalizar esse artigo deixando várias referências para vocês consumirem e citando Eric Schmidt, até então CEO Google, que disse:

"The correct Credit Card is your mobile phone".

Referências

Conecte: as novas tecnologias para pagar contas
(Vídeo) http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1170453-7823-CONECTE+AS+NOVAS+TECNOLOGIAS+PARA+PAGAR+CONTAS,00.html

Mobilizado no Comercial&Cia: Mobile Payment
(Podcast) http://leonardoxavier.typepad.com/mobilizado/2010/04/mobilizado-no-comercialcia-mobile-payment.html

Mobile payment systems gain traction
http://www.mercurynews.com/breaking-news/ci_14839266?nclick_check=1

Mobile payment

http://en.wikipedia.org/wiki/Mobile_payment

PaymentsNews.com
http://www.paymentsnews.com/mobile_commerce/

Oi paggo – lojas que aceitam e como funciona o Oi paggo
http://www.tudoemfoco.com.br/oi-paggo-lojas-que-aceitam-e-como-funciona-o-oi-paggo.html

Tags: