Compartilhe!

Home � � Google revela loja virtual de aplicativos para o Chrome

Google revela loja virtual de aplicativos para o Chrome

Durante o evento I/O, realizado pelo Google nesta quarta-feira (19) na cidade de San Francisco, nos EUA, a empresa anunciou sua loja de aplicativos para o navegador Chrome e para o sistema operacional Chrome OS. A iniciativa permite instalar programas e jogos que rodam diretamente pelo navegador.

Como na loja virtual da Apple, a iTunes Store, os aplicativos poderão ser pagos ou gratuitos. Entre os apresentados durante o evento estão o Dark Room, para edição de imagens (que custará US$ 5), o TweetDeck, para gerenciamento de mensagens do Twitter, e games como "Plants Vs. Zombies" e "Lego: star wars".

Um aplicativo para a leitura de revistas em formato digital foi apresentado durante o evento. Além de poder navegar pelas páginas, o programa apresenta vídeos, busca completa e geolocalização.

A data de lançamento do serviço não foi anunciada para o sistema operacional e para o navegador do Google não foi anunciada.

Novo formato de vídeo para a web
O Google aproveitou o evento I/O, que espera receber cerca de 5 mil pessoas de 66 países durante seus dois dias, para o lançar um formato de vídeo gratuito em código aberto. Chamado WebM, o formato utiliza o codec VP8 –adquirido pela companhia em fevereiro – e tem o apoio dos fabricantes de browsers Mozilla e Opera.

Ainda, de acordo com a companhia, o WebM terá suporte do YouTube, como parte de sua experiência com o HTML5. Com isso, todo vídeo em resolução a partir de 720p que for incluído no YouTube a partir desta quarta-feira será codificado em WebM, além do formato H.264. O WebM será adicionado como parte da tag de vídeo para os navegadores Chrome, Firefox e Opera.

Como é uma plataforma livre de royalties, o WebM permite que os desenvolvedores e fabricantes de software utilizem a tecnologia sem ter que pagar quaisquer taxas de licenciamento. E especialistas consideram que, ao contrário de outros formatos do gênero, o VP8 tem o potencial de fazer uma concorrência real contra o H.264.

Google wave aberto para todos
O serviço de comunicação em tempo real Google Wave, anunciado na edição do I/O do ano passado, agora está aberto ao público. Até então, apenas usuários convidados poderiam entrar no site.

Quando anunciado, o serviço causou grande interesse do público, que tentou de todas as maneiras conseguir um convite para acessá-lo. Entretanto, O Wave caiu no esquecimento e poucos usuários ainda o utilizam.

O Google afirma que, desde o anúncio do ano passado, diversas melhorias foram implementadas no Wave. A empresa espera que, abrindo o serviço para o público em geral, o Wave volte a ter um fluxo maior de usuários.

Tags: