Compartilhe!

Home � � Foco nas mídias sociais

Foco nas mídias sociais

As mídias sociais já são uma realidade. Saber como utilizá-las é o que todos desejam. A partir de agora vamos debater isso com vocês em um espaço diário no Zoeira. Quer nos seguir?

O Diário do Nordeste abre espaço para falar sobre mídias sociais. A ideia da nova coluna é trazer para o leitor o que de mais importante está acontecendo na internet. Mas nada de gadgets e vídeos engraçados, nosso foco será nas iniciativas que usam a rede para compartilhar conhecimento, expandir negócios, melhorar o dia a dia, mudar realidades...

Vamos conhecer projetos que pensam e usam a internet como um meio e não como um fim. Entendemos que a época de deslumbramento com a internet já passou e agora estamos em um novo estágio, de explorar como as ferramentas disponíveis pela web podem trazer contribuições reais para as pessoas.

Internet no Nordeste

Um em cada três brasileiros possui acesso à internet. O Nordeste mantém a média nacional, de acordo com o Centro de Estudos sobre as Tecnologias de Informação e da Comunicação (Cetic), entre os meses de setembro e novembro de 2009, 30% da população acedeu a um site, todavia, 65% nunca acessou a internet. Mais de 60% dos que conseguiram acessar foi através de lan houses. Percebemos que o alcance da internet na região ainda é muito limitado.

Crescimento vertiginoso

A boa notícia é que o crescimento de vendas de computadores é impressionante. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, há atualmente no Brasil 60 milhões de computadores e a previsão é de que este número chegue a 100 milhões em 2012. O Cinturão Digital, do Governo do Ceará, promete levar banda larga a 90% da população urbana do Estado até 2011.

O Governo Federal, por sua vez, através do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) prevê a implantação de internet em alta velocidade em 4.278 municípios do País até 2014.

Futuro é hoje

Chega de números. Recorremos a eles apenas para demonstrar que é uma questão de tempo para que a internet de qualidade deixe de ser um bem de difícil acesso (caro e com poucas áreas de cobertura) para ser difundida como, por exemplo, a energia elétrica. Como bem afirma o pesquisador de mídia Tiago Dória: "a cada ano a internet fica cada vez mais parecida com a eletricidade - tão presente em nosso dia a dia que somente percebemos que existe quando ela falta". Dessa forma, paramos de nos preocupar com a tecnologia e voltamos as atenções para o que é importante: as pessoas.

E como as pessoas se relacionam através da internet? Conversando pelas redes sociais (Orkut, Facebook), compartilhando conteúdo multimídia (Flickr, Youtube), gerando conteúdo em blogs e microbloggings (wordpress, twitter), criando redes de conteúdo específico (Ning, Wikis), etc. A emergência das mídias sociais permitiu algo inimaginável décadas atrás, uma comunicação horizontal, de interação, participação e com uma amplitude planetária.

Mas será que esse ideal foi atingido ou ainda é apenas um discurso idealizado? É isso que iremos discutir aqui, que projetos tentam colocar em prática o potencial da rede e porque outras iniciativas ainda não saíram do papel.

----------------------------------------------------------------
Curso de E-Commerce on-line por R$ 100,00
Não perca a oportunidade de se atualizar com
este treinamento, totalmente on-line, faça o seu
horário, Ganhe uma loja virtual no final do curso.
www.ifed.com.br/ecommerce.htm
------------------------------------------------------------------

--
Roberto Oliveira

Tags: