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Campanhas sazonais para e-commerce

É bastante comum vermos campanhas sazonais, voltadas a datas comemorativas e estações do ano. Aproveitar situações corriqueiras para criar uma campanha é fundamental.

Um bom analista de marketing online deve ficar atentos aos fatos que ocorrem ao seu redor. Ao procurar oportunidades no dia-a-dia, é necessário notificar o cliente, caso haja alguma oportunidade de expor um pouco mais os produtos ou serviços, e criar uma campanha o mais rápido possível, para pegar a onda da busca pelas palavras-chave que tenham ligação com o ocorrido.

O que quero dizer é que devemos não só estar sempre ligados nos meios de notícias, como também utilizar ferramentas para não perder oportunidades para campanhas de curto prazo ou sazonais.

Por exemplo, eu utilizo a ferramenta de Alerta do Google para receber, por email, algumas notícias sobre os produtos, serviços ou marcas de meus clientes, para que eu possa criar uma campanha relacionada ao assunto, quando necessário e o mais rápido possível. Tudo isso porque quando sai algum assunto na web, no rádio ou, principalmente, na televisão, muitos usuários vão pesquisar mais sobre o assunto, ver vídeos ou fotos relacionadas e normalmente eles começam essa busca pelo Google. E aí pode estar a oportunidade de gerar uma conversão.

Vou citar um exemplo de aproveitamento de oportunidades para criar uma boa campanha sazonal. Há poucos dias tivemos um grande apagão no Brasil. Se eu tivesse alguns clientes do tipo que vendessem geradores de energia, ou uma empresa que faz instalações de equipamentos para captação de energia solar ou alternativa, poderia fazer uma campanha utilizando um anúncio, como na figura 1, e comprando palavras como "apagão", "apagão no Brasil", "apagão 2009" e outras do tipo.

No dia seguinte ao apagão, a procura por estas palavras foi muito grande nos sistemas de buscas e o anúncio do cliente seria exposto a milhares de usuários. Consequentemente, o anuncio receberia cliques e as chances de obter conversões seriam mais altas que em um dia comum, pois o Brasil havia acabado de sofrer o apagão e muitas pessoas não gostariam de ficar sem energia elétrica novamente.

Figura 1- exemplo de anúncio

Situações cotidianas, como o próprio nome diz, acontecem todos os dias. Basta ficar atento para não perder oportunidades de gerar conversões para os nossos clientes, aproveitando ao máximo as oportunidades de venda, pois o sucesso dele será o nosso sucesso também.
Djavan Souto Loureiro é formado em Tecnologia em Desenvolvimento Web. Iniciou sua carreira em web em 2003, gerenciando trabalhos em várias áreas do desenvolvimento web e arquitetura da informação. Já foi webdesigner, desenvolvedor .NET e desde 2007 estuda a área de SEO. Atualmente é Arquiteto SEM da Projeto SEM, empresa focada em Marketing Digital. Siga-me no Twitter: @djavanloureiro.

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Roberto Oliveira
E-Commerce Evangelist
Eleitor 2.0

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