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Práticas digitais colaborativas influenciam comportamento de consumo

Levantamento do IBOPE Inteligência realizado na Campus Party mostra qurealizado na Campus Party mostra que uso da mídia social influencia hábitos de pesquisa sobre bens e serviços

Nos dias 20 e 21 de janeiro, o IBOPE Inteligência entrevistou 600 participantes da Campus Party, um dos maiores eventos sobre tecnologias digitais do mundo. Os resultados da enquete servirão para traçar um perfil dos heavy-users de tecnologias digitais no Brasil e também para aumentar a compreensão sobre os hábitos e atitudes dos internautas em relação às tecnologias colaborativas.

Mais de 90% dos entrevistados estão, de alguma forma, envolvidos com tecnologias colaborativas, seja como consumidores ou produtores de conteúdo. “Embora não seja representativo do internauta brasileiro em geral, esse levantamento vai nos permitir aperfeiçoar uma metodologia de classificação de hábitos e atitudes em relação à mídia social e às motivações que levam as pessoas a criar conteúdo compartilhado, seja para diversão, seja para expressar opiniões sobre marcas, produtos e até candidatos políticos”, afirma Marcelo Coutinho, diretor de análise de mercado do IBOPE Inteligência.

Combinando a frequência de atualização e leitura de blogs, páginas de redes sociais, contribuição para Wikis e fóruns, além de outras ferramentas como sites de vídeo e Twitter, o IBOPE Inteligência vai estabelecer uma classificação dos usuários em termos de produtores, colaboradores e espectadores de conteúdos colaborativos.

Segundo o levantamento realizado na Campus Party, 46% dos respondentes afirmam sempre ler comentários de outros internautas antes de fazer compras (on-line ou em lojas físicas), contra 40% dos entrevistados que sempre visitam o site do fabricante/fornecedor antes de uma compra. Além disso, 20% postam opiniões sobre produtos e serviços com frequência (sendo que 57% já o fizeram pelo menos uma vez).


Entre os principais resultados, o IBOPE Inteligência destaca:


87% dos entrevistados possuem perfil em algum site de relacionamento e, deste total, 17% atualizam o perfil pelo menos uma vez por dia.

Diariamente, 34% deixam mensagens ou imagens no perfil de outras pessoas.
91% dos entrevistados possuem interesse em blogs (embora apenas 31% declaram ser autores de um blog). O índice de leitura diária atinge 38% e o índice de atualização diária (entre os autores) é de 29%. Em relação aos comentários em blogs de outras pessoas, 32% dos usuários de blogs fazem pelo menos um “post” por semana (12% o fazem pelo menos uma vez por dia).

Cerca de 21% dos entrevistados contribuem diariamente para algum fórum de discussão e 57% visitam estes fóruns pelo menos uma vez por semana (16% o fazem várias vezes ao dia).

36% dos entrevistados já contribuíram pelo menos uma vez na edição de artigos em Wikis e 87% utilizam Wikis como fonte de informação sobre diversos assuntos (incluindo empresas, produtos, etc).

50% dos entrevistados já fizeram tags para outras páginas da web e 28% utilizam tecnologias RSS com frequência diária.

O Twitter é utilizado por 24% dos entrevistados, mas a freqüência de acompanhamento chega a “várias vezes ao dia” por parte de 11% deles.

As principais motivações para utilização das diversas tecnologias colaborativas são a diversão (29%), seguida pelo desenvolvimento profissional/vantagens financeiras (25%) e aprendizagem e educação (24%). Qunize por cento dos entrevistados afirmam utilizar estas tecnologias para “ajudar os outros e/ou a comunidade”.

Entre os principais bens e serviço s que os participantes da Campus Party pretendem adquirir em 2009, o ítem “viagens”, com 52%, supera o sperado “Computador/Hardware”, com 48%, seguido (na contramão da crise) pelo automóvel (28%), máquina fotográfica digital (25%), software (23%), telefone celular (20%) e smartphones (16%).

Fonte: IBOPE

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