Compartilhe!

Home � �

Entrevistado desta semana, Ricardo Monteiro, diretor do Nomer.com

1- Como vê o crescimento dos negócios eletrônicos no Brasil?

O Brasil é responsável por 50% de todas as transações de comércio eletrônico em toda a América Latina. Possuímos quase 800.000 domínios com final .BR, graças ao excelente trabalho do Registro.br.
Somos também líderes na reserva de domínios .COM na região.
Este cenário mostra o amadurecimento de um país com dimensões continentais e com um mercado altamente conectado à Internet. Porém, ainda temos um longo caminho pela frente para ampliar os índices penetração de acesso à rede nas camadas mais carentes da nossa sociedade. Esperamos que a proposta do PC conectado fortaleça o mercado de acesso à Internet e diminua a exclusão digital.


2- Onde vê potencial para novos negócios e a participação da pequena empresa?

As grandes e médias empresas usam a internet desde seu início. A maior novidade do mercado é a entrada da grande massa de pequenos negócios e profissionais liberais na rede. Esta ampliação do perfil tem proporcionado diversas oportunidades de negócios, entre elas, a criação dos "links patrocinados". Nesta nova modalidade de anúncio, onde o anunciante paga cada clique que leva um internauta até seu site, o pequeno empresário pode criar sua própria campanha publicitária com investimento muito pequeno e sem precisar da ajuda cara e especializada de grandes agências de propaganda. Definitivamente os links patrocinados vão abocanhar uma fatia enorme dos investimentos antes direcionados às listas impressas.

Outra questão relacionada a entrada desta grande massa de pequenos anunciantes na Internet é o aumento do custo necessário para que uma marca tenha destaque no mercado. Quanto maior o barulho de fundo (noise), maior o custo da diferenciação. De qualquer modo, a ampliação do perfil dos negócios na rede é um fato importante e mostra, mais uma vez, a inequívoca vocação democrática da rede.


3- Onde enxerga as principais barreiras e/ou problemas para o desenvolvimento dos negócios eletrônicos no Brasil?

As maiores barreiras do comércio eletrônico no Brasil são associadas aos meios de pagamento. Ainda temos um número enorme de clientes que preferem pagar suas compras com boletos bancários ao invés de usar cartões de crédito. Um dos problemas do boleto bancário é que ele nem sempre é pago, ou seja, a loja recebe o pedido, o cliente recebe o boleto, mas desiste da compra. O uso do cartão de crédito facilita este processo. Por outro lado, o uso do cartão de crédito através de contratos com "assinatura em arquivo" transfere totalmente a responsabilidade, no caso de repúdio da compra, para o lojista, o que prejudica todo o sistema.


4- Qual a importância do nome de domínio nesse cenário?

A reserva de um domínio é o primeiro passo para se estalebecer uma presença profissional na rede. Após ter garantido seu nome na Internet, as pequenas empresas e os profissionais liberais podem adquirir e-mails associados ao domínio, hospedar e desenvolver seus sites. Alias, uma das medidas mais importantes do nível de amadurecimento do mercado é o número de domínios reservados. No Brasil já possuimos cerca de 800.000 domínios .BR e cerca de 80.000 domínios .COM pertencentes a brasileiros. Quase o dobro que o México.


5- Como a Nomer vem atuando nesse mercado?

O objetivo do Nomer.com é facilitar a entrada do pequeno empresário na rede criando produtos baratos, fáceis de serem adquiridos e mantidos. Não temos interesse em produtos que exijam experts para serem operados. Só nos interessa aquilo que é simples. Esse é o nosso mantra. Conseguimos expandir nossa base de clientes de forma significativa com esta estratégia e devemos segui-la à risca. Nossa estratégia é respaldada pelo credenciamento do Nomer.com junto a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), para distribuição de domínios .COM e .NET, única empresa credenciada em toda a América Latina.

dúvidas sobre o assunto: ajudavip@yahoo.com.br

Tags: