Em busca de uma melhor experiência para o consumidor e novas funcionalidades, a Netshoes atualizou sua plataforma de comércio eletrônico. Ao integrar as soluções Oracle Endeca Commerce, MongoDB e na atualização do Oracle ATG Web Commerce Suite, a empresa de artigos esportivos ganham aprimoramentos na catalogação de produtos e visual atualizado.
O CTO da Netshoes, Rodrigo Nasser, ressalta a combinação de produtos diferentes da Oracle em conjunto a outras soluções, inclusive desenvolvidas internamente. Nas três primeiras semanas de uso da plataforma, a Netshoes já observou aumento de 40% da receita por pedidos realizados por meio da busca que está mais precisa. “O número de buscas sem resultados caiu 80%, ou seja, estamos mostrando cada vez mais produtos relevantes”, explica o CTO.
Outras métricas são relacionadas ao ciclo de compras. O tempo médio de navegação de um cliente – entre a escolha do produto e a conclusão do pedido – caiu de 5 para 3 minutos em média.
Hoje, a empresa possui mais de 45 mil artigos esportivos disponíveis na loja virtual, catalogados detalhadamente por mais de 25 filtros que podem ser combinados, como o tipo de material, esporte ou uso recomendado.
Personalização e big data
O nível de personalização é alto, com análise de dados diferentes para cada consumidor. “Cada cliente vê uma vitrine na Netshoes. Diferentes produtos são exibidos para os internautas diante do seu histórico de compras conosco, se estiver logado. Caso não, se ele clicou em um de nossos anúncios em um portal destinado às mulheres, por exemplo, produtos femininos serão mostrados na nossa loja”, diz Nasser.
As áreas de marketing, TI e Business Intelligence trabalham em conjunto para saber qual é o perfil de cada cliente e oferecer ações diferenciadas. A equipe de BI realiza modelos estatísticos preditivos de venda que são um dos indicadores estratégicos para diversas áreas como Comercial, Marketing e para o planejamento da própria empresa. “Se uma esportista comprou um tênis de corrida de performance, provavelmente comprará, em breve, um frequencímetro e roupas para treinar. Isso só é possível saber ao utilizar o big data e modelagem estatística aliados a uma plataforma tecnológica”, exemplifca o executivo.
Dessa maneira, as soluções analíticas se encaixam diretamente ao negócio. “Se na página tenho minutos para conquistar o consumidor, no e-mail marketing é muito mais rápido. Se eu não conquistá-lo rapidamente, ele apaga a mensagem em segundos”, conclui Nasser.