Compartilhe!

Home � Ciclo de palestras orienta sobre comércio eletrônico

Ciclo de palestras orienta sobre comércio eletrônico

Especialistas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Sebrae, Correios, UOL Host e PagSeguro, Mercado Livre, OLX e BNDES oferecem um dia de treinamento com informações para ter um negócio bem sucedido na internet

No ano passado,o varejo de bens de consumo pela internet faturou R$ 18,7 bilhões no Brasil e tem previsão de alcançar R$ 20,4 bilhões em 2012, segundo o Relatório WebShoppers. Para levar informações a micro e pequenas empresas sobre negócios em ambiente virtual a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – camara-e.net, em parceria com o Sebrae/MS, realiza, no dia 21 de junho, em Campo Grande o Ciclo MPE Net, com palestras gratuitas sobre webmarketing, pagamento online, e-commerce e certificação digital.

De acordo com o presidente da camara-e.net, Ludovino Lopes, “o comércio eletrônico brasileiro vive um momento especial e cresce a taxas de 30% a 40% ao ano. Ainda há margem de crescimento e os novos empreendedores têm uma gama de oportunidades pela frente”, ressalta.

Para abordar os temas, participam dos painéis representantes do Sebrae, BNDES, Correios, Mercado Livre, UOL e OLX.  “Muitos varejistas não tem nem um endereço na internet e ignoram que podem mudar seu patamar de clientes de mil para 10 mil, porque em um endereço físico o lojista vende para quem circula na região, mas na internet ele poderá vender ao mundo inteiro”, avalia Vinícius Pecin, responsável pela inclusão digital empresarial do UOL.

Pecin ressalta que o empreendedor precisa entender que o internauta fica seis segundos em média em um site e ele deve tentar ampliar a visita por meio de uma página atraente. “O tempo médio de visitação influencia na posição que o site aparece na pesquisa do Google e pode ajudar muito a levar novos clientes para a loja virtual”, destaca. 

Raquel Abrantes, técnica do Sebrae, explica que, além de ajudar a descobrir se uma ideia pode virar um bom empreendimentoe a montar o plano de negócio, a entidade oferece a ferramenta Click Marketing, que é um tutor on-line com dicas para elaborar um planejamento de marketing, o programa Sebraetec e o projeto ALI, que orientam quem quer investir em inovação.

De acordo com os organizadores do Ciclo MPE Net,a proposta do evento é orientar empresários de micro e pequenas empresas que pretendem iniciar um negócio na internet. No evento, os participantes recebem noções básicas de logística no e-commerce com os Correios; como vender de forma rápida e segura com o UOL Host; a importância da certificação digital com a Certisign; sistemas de pagamento on-line, com o UOL PagSeguro; oportunidades de negócios com os Cartões BNDES; redes sociais com a OLX e webmarketing com o Mercado Livre.

Mercado promissor

O Ciclo MPE é uma iniciativa da Camara-e.net e acontece há nove anos. “Este é um dos segmentos que mais cresce no País e este crescimento é favorecido pelo aumento de acesso à internet”, diz Ludovino Lopes. Pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet indica que “a proporção de domicílios com computador no país passou de 35% para 45%, enquanto a presença de internet passou de 27% em 2010 para 38% em 2011”. Além disso, o uso de aparelhos portáteis também tem aumentado.

Pelo Brasil

O Ciclo de palestras também acontecerá em julho na cidade de Florianópolis (SC), dia 5; Maceió (AL), dia 17 e Joinville (SC), dia 26; em agosto Caxias do Sul (RS), dia 02; Manaus (AM), dia 16 e Belém (PA), dia 23; em setembro para São Luís (MA), dia 04; Fortaleza (CE), dia 13 e Natal (RN), dia 27; em outubro para Recife (PE), dia 04; João Pessoa (PB), dia 18 e Salvador (BA), dia 25 de outubro; para Palmas (TO), dia 12 de novembro e, para fechar o ano, dia 22, em Brasília (DF).

Programação

8h00 - Credenciamento
8h40 - abertura camara-e.net
9h00 - como vender pela internet de forma rápida, fácil e segura UOL HOST
9h45 - Sua loja conectadas aos Correios
10h30 -Network / Intervalo
11h00 - Certificação digital Convidado
11h45 -Webmarketinge redes sociais OLX
13h00 - almoço / intervalo
14h30 - Sistemas de Pagamento Online UOL PagSeguro
15h15 - Click marketing Sebrae
16h00 –Caso de Sucesso do MS em comércio eletrônico
16h30 – Sorteio de tablete e encerramento

Inscrições

As vagas são limitadas. O ciclo de palestras acontece no dia 21 de junho, das 8h às 16h30, no auditório do Sebrae/MS, que fica à Av. Mato Grosso, 1661, no centro de Campo Grande. As inscrições devem ser feitas pelo site da www.ciclo-mpe.net.

Tags: