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E-commerce: oportunidades no mercado de logística

Desde 2001, o comércio eletrônico brasileiro vem crescendo a taxas superiores a 30% ao ano. Isso significa dizer que nos últimos dez anos, o crescimento total foi de mais de 1.700%.

Nesse período muitas lojas abriram e fecharam suas portas virtuais. Outras atingiram lucros nunca antes imaginados por seus empreendedores. Há diversos casos de pequenas empresas que começaram suas vendas pela Internet, despretensiosamente, como uma fonte adicional de renda e hoje tem faturamento de mais de 1,5 milhões de Reais.

Elas mostraram que é possível chegar lá. Servem de exemplo e fonte de inspiração para os novos empresários digitais. Por outro lado, lojistas que acharam que para entrar no e-commerce bastava ter um site na Internet, se enganaram. É preciso muito mais que determinação. É preciso conhecimento.

Uma das pedras nos sapatos dos lojistas virtuais é a logística. Entende-se por logística no e-commerce todas as etapas relacionadas à armazenagem, controle de estoques e transportadoras. Esse assunto é tão sério, que uma das maiores empresas de e-commerce no Brasil, chegou a ser proibida pelo PROCON, de vender seus produtos, porque não estava entregando no prazo prometido.

O problema da logística no e-commerce acontece, na maioria dos casos, da porta pra dentro da empresa. Da porta pra fora, há muitos bons fornecedores (transportadoras). Se considerarmos as MPEs (Micro e Pequenas Empresas), o problema é ainda maior, pois a maioria absoluta delas não tem capacidade de investimento em processos de armazenagem.

Por isso há grandes oportunidades para os profissionais que quiserem fornecer serviços para esses portes de empresas. Cargos tais como assistente, coordenador, gerente e consultor de logística são cada vez mais fundamentais para o sucesso das empresas no e-commerce.



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Não basta apenas ter uma loja virtual e divulgá-la, é preciso oferecer qualidade na entrega e rapidez no processamento dos pedidos. Lembre-se de que em tempos de redes sociais, cada atraso na entrega pode causar um arranhão imenso na imagem da empresa.

Maurício Salvador
Mestre em Comunicação e Administração, MBA em Gestão e Estratégias, foi Executivo de Contas pelo Yahoo! Brasil e Diretor de Marketing e Vendas para América Latina na e-bit. Lecionou em workshops na Universidade da Califórnia e foi consultor de startups na Bay Area. Autor dos Livros “Como abrir uma loja virtual de sucesso” e “Como vender pela internet sem gastar (quase) nada”. É professor em cursos de MBA na FIA, PROVAR, BSP e FIT. Fundador e CEO da GS Ecommerce e Ecommerce School, unidades de treinamento e consultoria em varejo digital do Grupo GS&MD Gouvêa de Souza.