Compartilhe!

Home , � 10 Melhores Práticas Para Sites Mobile

10 Melhores Práticas Para Sites Mobile


O fato de você poder ver o seu site em um smartphone não significa que ele é otimizado para celulares.   

Pense sobre a experiência de seus clientes quando eles veem o seu site em seus aparelhos móveis. Eles podem facilmente ler o que está na tela, sem precisar dar um zoom? Você tem muitos links difíceis de clicar, em vez de botões que facilitam a navegação? Respostas a perguntas como essas podem ajudar a determinar se as pessoas que visitam o seu site podem facilmente completar as ações desejadas, como comprar algo ou simplesmente entrar em contato com você.


                  
Sepha e NetShoes incorporam muitas das melhores práticas para sites mobile



1. Rapidez: Usuários de mobile normalmente têm pouco tempo, por isso é importante que o site carregue rápido, que o conteúdo seja de fácil visualização e que as informações sejam facilmente acessíveis.
Priorize as informações do site e recursos mais procurados pelos usuários. Um análise em seu web analytics pode ajudar a determinar os conteúdos mais populares.


2. Navegação simples: Use uma hierarquia clara para a navegação, onde os usuários possam clicar e evitar o uso da barra de rolagem. Tente fazer com que o seu conteúdo caiba na tela, mas se a rolagem for necessária, use a rolagem vertical.
Para grandes sites com muita informação, tenha uma caixa de pesquisa proeminente disponível. Botões de “Voltar” e “Home” claros em cada página também ajudam os usuários a navegar facilmente em um site mobile.


3. Fácil para os dedos: As pessoas usam seus dedos para rolar, deslizar e selecionar em dispositivos touchscreen. Use botões grandes para reduzir cliques acidentais do item errado.


4. Visibilidade: O conteúdo deve caber na tela e o texto deve ser legível sem o usuários precisar do zoom para ampliar. Fazer uso de espaço negativo, criando contraste entre fundo e texto e usando cores para indicar links e botões, facilitará a leitura de textos em um telefone celular.


5. Acessibilidade: O seu site mobile deve funcionar em todos os dispositivos móveis. Evite usar conteúdos em Flash, pois não é exibido em muitos smartphones. Também adapte seu site para orientações horizontal e vertical.


6. Conversões: Torne mais fácil para os clientes a compra ou o contato em seu site via celular reduzindo o número de passos para completar uma transação e incluindo a funcionalidade click-to-call. Concentre-se em informações que ajudam a conversão - detalhes do produto, fotos, informações de localização e use caixas de seleção, listas e menus de rolagem para facilitar a entrada de dados.

7. Local:  Um dos principais usos de smarphones é a procura por informações locais. Por isso, inclua um click-to-call com número de telefone e seu endereço ou localizador da loja em seu site e anúncio. Aproveite os recursos baseados em localização de telefones celulares e também inclua mapas, orientações e informações de acordo com a proximidade do usuário.


8. Transparência: Os usuários muitas vezes navegam entre seus telefones celulares e seus computadores. Destacar “Login”, “Compras” e “Favoritos” ajuda os usuários a recuperar facilmente informações quando trocarem de dispositivo. Garanta que os usuários tenham uma experiência consistente fornecendo as mesmas informações e características de produto no computador e no celular.



9. Redirecionamento: Um redirecionamento para site mobile é o código que é adicionado ao seu site regular para detectar automaticamente se os visitantes são provenientes de um dispositivo móvel, e então redirecioná-los para o site mobile.
Também dê aos usuários a opção de ir para o seu site completo por meio de seu site mobile, para que possam escolher a versão que melhor atenda às suas necessidades.



10. Ouça, Aprenda e Interaja: Seu site não precisa ser perfeito e completo antes de iniciar. É mais importante lançar, testar e entender o que funciona. Colete feedbacks do usuário, use web analytics para ter “insights” e continue sempre otimizando seu site.


Para obter informações mais detalhadas, baixe uma cópia das 10 Melhores Práticas Para Sites Mobile (em inglês). Visite howtogomo.com para explorar exemplos reais de cada prática citada e utilize o GoMoMeter para ver como seu site atual está se saindo no celular.

Tem dicas adicionais sobre o que faz um bom site mobile? Deixe-nos saber nos comentários abaixo. Adoraríamos ouvir de você!
Beatriz Cordeiro, Gerente de Contas para o Varejo do Google Brasil

Tags: ,