Compartilhe!

Home , , � A embalagem - elemento importante no seu e-commerce

A embalagem - elemento importante no seu e-commerce



Olá pessoal, resolvi agora iniciar uma série de artigos para falar de pequenos elementos que estão presentes em uma operação de comércio eletrônico e o primeiro elemento será a embalagem do produto. Gosto muito de falar sobre logistica, trabalhei um tempo em uma transportadora e em um CD (Centro de distribuição) e tive a oportunidade de passar por experiências reais e problemas de recebimento e entregas, muitos desses problemas residem na embalagem escolhida para o produto, baseado nisso juntei algumas dicas para escolher a melhor embalagem de acordo com a finalidade da entrega.


Se você utiliza o correio saiba que existe algumas regras e limites para que o mesmo entregue a suas encomendas e o valor desse frete também é calculado de acordo com as dimensões da mesma, a mercadoria é pesada para se obter o peso real e medida para obter o peso cúbico, o correio considera o peso maior, e calcula o custo em uma tabela onde o preço varia a cada kilo.

Veja como é calculado o peso cúbico:

Passo 1- Peso cúbico
                        
a) Medir as dimensões do objeto (comprimento, largura e altura) em centímetros;
b) Calcular o volume do objeto multiplicando o comprimento pela largura e pela altura;
c) Dividir o produto da multiplicação por 4800 (ou consultar a tabela de relação peso x volume);

O resultado será o peso cúbico do objeto.

Passo 2 - Peso bruto (balança)

A) Pesar o objeto para obter o peso bruto (balança).

Passo 3 - Precificação

O preço a ser cobrado corresponderá ao maior dos dois pesos (bruto ou cúbico)

Exemplo:

Um objeto pesando 7,76 kg e medindo 45 cm de comprimento, 38 cm de largura e 30 cm de altura terá seu preço determinado da seguinte forma:

1º - Calcular o peso cúbico

- volume = 45 x 38 x 30 = 51.300 cm3
- peso cúbico = 51.300 / 4800 = 10,68, ou seja, 11kg

2º - Pesar o objeto

- peso real = 8 kg

3º - Será cobrado o maior dos dois pesos, ou seja, 11kg

A medida mínima permitida pelos correios é:

- 14cm de comprimento x 09cm de largura e não existe altura mínima.

A medida máxima permitida pelos correios é:

A soma do comprimento, da largura e da altura não pode ultrapassar 150cm, sendo que nenhuma destas medidas não ultrapasse 60cm.



A embalagem deve ser agradável, bonita e discreta, um detalhe muito legal é a personalização com a marca da loja virtual isto possibilita uma maior publicidade da marca, todas as embalagens devem ser lacradas a fim de garantir a integridade dos produtos e evitar que sejam extraviados.  O valor da embalagem é aquilo que o consumidor percebe e aceita pagar por ele, o consumidor não separa a embalagem de seu conteúdo e , para ele, os dois constituem uma única entidade.  A beleza estética é um componente fundamental desta entidade e dela não pode ser excluída.
Sendo assim, é possível perceber que uma embalagem bem feita e adequada ao produto demonstra que o lojista teve o cuidado ao preparar a mercadoria para ser entregue e o destinatário se sente especial aumentando a fidelidade do cliente.

Espero que estas dicas sejam interessantes para a sua operação de comércio eletrônico. :-)