Olá pessoal, resolvi agora iniciar uma série de artigos para falar de pequenos elementos que estão presentes em uma operação de comércio eletrônico e o primeiro elemento será a embalagem do produto. Gosto muito de falar sobre logistica, trabalhei um tempo em uma transportadora e em um CD (Centro de distribuição) e tive a oportunidade de passar por experiências reais e problemas de recebimento e entregas, muitos desses problemas residem na embalagem escolhida para o produto, baseado nisso juntei algumas dicas para escolher a melhor embalagem de acordo com a finalidade da entrega.
Se você utiliza o correio saiba que existe algumas regras e limites para que o mesmo entregue a suas encomendas e o valor desse frete também é calculado de acordo com as dimensões da mesma, a mercadoria é pesada para se obter o peso real e medida para obter o peso cúbico, o correio considera o peso maior, e calcula o custo em uma tabela onde o preço varia a cada kilo.
Veja como é calculado o peso cúbico:
Passo 1- Peso cúbico
a) Medir as dimensões do objeto (comprimento, largura e altura) em centímetros;
b) Calcular o volume do objeto multiplicando o comprimento pela largura e pela altura;
c) Dividir o produto da multiplicação por 4800 (ou consultar a tabela de relação peso x volume);
O resultado será o peso cúbico do objeto.
Passo 2 - Peso bruto (balança)
A) Pesar o objeto para obter o peso bruto (balança).
Passo 3 - Precificação
O preço a ser cobrado corresponderá ao maior dos dois pesos (bruto ou cúbico)
Exemplo:
Um objeto pesando 7,76 kg e medindo 45 cm de comprimento, 38 cm de largura e 30 cm de altura terá seu preço determinado da seguinte forma:
1º - Calcular o peso cúbico
- volume = 45 x 38 x 30 = 51.300 cm3
- peso cúbico = 51.300 / 4800 = 10,68, ou seja, 11kg
2º - Pesar o objeto
- peso real = 8 kg
3º - Será cobrado o maior dos dois pesos, ou seja, 11kg
A medida mínima permitida pelos correios é:
- 14cm de comprimento x 09cm de largura e não existe altura mínima.
A medida máxima permitida pelos correios é:
A soma do comprimento, da largura e da altura não pode ultrapassar 150cm, sendo que nenhuma destas medidas não ultrapasse 60cm.
A embalagem deve ser agradável, bonita e discreta, um detalhe muito legal é a personalização com a marca da loja virtual isto possibilita uma maior publicidade da marca, todas as embalagens devem ser lacradas a fim de garantir a integridade dos produtos e evitar que sejam extraviados. O valor da embalagem é aquilo que o consumidor percebe e aceita pagar por ele, o consumidor não separa a embalagem de seu conteúdo e , para ele, os dois constituem uma única entidade. A beleza estética é um componente fundamental desta entidade e dela não pode ser excluída.
Sendo assim, é possível perceber que uma embalagem bem feita e adequada ao produto demonstra que o lojista teve o cuidado ao preparar a mercadoria para ser entregue e o destinatário se sente especial aumentando a fidelidade do cliente.
Espero que estas dicas sejam interessantes para a sua operação de comércio eletrônico. :-)