Compartilhe!

Home � Shop.org 2011: o maior evento de comércio eletrônico do mundo

Shop.org 2011: o maior evento de comércio eletrônico do mundo


O Shop.org Annual Summit 2011 aconteceu na primeira quinzena de setembro, em Boston, e contou com a participação de mais de 150 brasileiros. Detalhe: esta foi a maior delegação internacional entre mais de três mil participantes de outros países.
Além de todo conteúdo apresentado no evento, por meio de palestras e workshops, havia também um espaço de visitação com mais de 100 stands. Foi muito bom ver o comércio eletrônico brasileiro crescendo na mão de pessoas dedicadas, inteligentes e muito determinadas. Estamos vivenciando uma evolução impressionante do e-commerce brasileiro, que despertou inclusive o interesse de todos os outros participantes do evento. O Brasil era sempre citado em algum momento das palestras ou conversas de bastidores.
O evento se pautou em dois pilares que direcionaram a maioria das apresentações: social commerce e mobile commerce. No que se refere ao social commerce existe uma única certeza, de que cada vez mais as redes sociais deverão estar conectadas às lojas virtuais e/ou vice-versa. As redes sociais não aparentam ser mais uma bolha na internet, como foi o second life e alguns outros, e os lojistas virtuais precisam direcionar seu planejamento estratégico e ações de marketing para esse canal. Uma incerteza que ainda é muito discutida é se a rede social deverá entrar nas lojas virtuais ou se as lojas virtuais deverão entrar nas redes sociais. Acredito que somente o tempo irá nos dar a resposta. O importante é não deixar esse canal de lado.
Quanto ao mobile commerce, o assunto foi mais citado do que no evento de 2010, dando ênfase principalmente ao uso dos tablets (iPad e Cia) como principal equipamento para a realização de compras online, por meio das redes 3G. No ano passado, os tablets quase não foram citados, o que demonstra a velocidade em que as mudanças estão ocorrendo.
Os celulares continuam sendo uma grande promessa devido a sua grande penetração no mercado, mas devem ser direcionados a ações mais específicas quando falamos em compra online. É importante entender o perfil do consumo no celular, o sortimento e como oferecer seus produtos para ter os melhores resultados, já que no celular é necessário ser muito mais objetivo e direto.
Por fim, em Boston também visitamos a Harvard e o MIT e fiquei impressionado com a estrutura e metodologia de trabalho. Percebe-se que são detalhes que fazem muita diferença no dia a dia de quem está querendo aprender e ter um futuro de sucesso. É fácil entender porque os principais empreendedores do mundo já passaram por essas instituições. Até 2012!
Alexandre Soncini é diretor de vendas e marketing da VTEX, empresa de tecnologia para o comércio eletrônico

Tags: